sábado, 4 de maio de 2013

Polvo Guisado | Quinta de Foz de Arouce Branco 2010

Uma bela preparação inspirada nos polvos guisados dos Açores, feita com um polvo galego de quilo, embalado e congelado. Comecei por descongelar o polvo e cortei-o em pedaços. Fundo de azeite no tacho, cebola e alho picado em lume esperto até a cebola ficar translucida. Juntei o polvo e fui envolvendo até a água do polvo evaporar. Juntei então uma malagueta seca, uns grãos de pimenta e verifiquei o ponto de sal. Adicionei um copo de vinho branco e um raminho de salsa e deixei em lume brando até o polvo estar macio. Juntei então umas poucas de batatas cortadas em quartos e deixei em lume brando até estarem no ponto.



Embora este prato seja feito tradicionalmente com o chamado vinho de cheiro, ou morangueiro, optei por fazer com o vinho branco que utilizo normalmente para cozinhar (o Pingo Doce Regional Tejo, produzido pela Falua, bom e barato) e que dando algo de diferente da receita tradicional, veio a ligar muito bem com o vinho que escolhi para acompanhar este prato.



Quinta de Foz de Arouce 2010. Um hectare e meio de vinha velha da casta Cerceal que dá um dos mais distintos brancos portugueses. Depois de estagiar em carvalho francês é engarrafado e faz novo estágio em garrafa antes de ser comercializado. São menos de três mil garrafas e este está na Garrafeira Dom Vinho a € 18,90. Muito bom em novo e com grande capacidade de guarda, é sempre um prazer abrir uma garrafa. Grande vinho :)

3 comentários:

  1. Também fiz este polvo sem vinho de cheiro, mas com tinto... acho que devemos trocar as experiências. Assim,com vinho branco também tem uma tentação de molho.
    Será o próximo que já está à espera no congelador.
    Beijo.

    ResponderEliminar