quarta-feira, 20 de julho de 2011

Profiteroles

Trigésima sétima trilogia, a das quartas e a Ana a propôr natas como tema...
Naturalmente aderi, a pensar numa preparação que nunca tinha ensaiado e que até é uma bela sobremesa. Profiteroles. Apenas porque das natas se faz o chantilly de que até gosto.

3 passos, a massa, o chantilly e o molho...

1 - Para a massa, são 175g de farinha, 75g de manteiga, 2,5dl de água, 4 a 5 ovos, uma casca de limão e uma pitada de sal.

Leva-se a água, a manteiga e a casca de limão num tacho ao lume. Junta-se o sal. Quando ferver, desliga-se o lume, deixa-se arrefecer um pouco e adiciona-se a farinha em cachão. Bate-se energicamente e leva-se de novo ao lume, mexendo até obter uma massa que se desprenda do tacho. Tira-se o tacho do lume e deixa-se arrefecer. Adicionam-se os ovos um a um, envolvendo bem a mistura e garantindo que cada ovo se incorpora depois do anterior estar incorporado. Depois é a altura de aquecer o forno a 230º C, untar o tabuleiro de forno com manteiga e polvilhar com farinha. Depositam-se porções de massa do tamanho de nozes no tabuleiro (com saco de pasteleiro ou colher de chá) e levam-se a  cozer durante cerca de 15 minutos (sem abrir o forno).
Desliga-se o forno e deixa-se a massa acabar de cozer durante mais 10 minutos. 

2 - Para o chantilly é preciso um pacote de natas bem frescas (e com 30% de gordura) e duas colheres de sopa de açucar.

Bate-se bem até obter um creme espesso.

3 - O molho é feito com 125 g de chocolate em barra, 1 colher de sopa de manteiga, 75 g de açucar e 1,5 dl de café. Parte-se o chocolate em pedaços, junta-se o açucar e o café e leva-se a derreter em lume brando. Retira-se do lume, junta-se a manteiga e mexe-se bem com uma vara de arames.     


Para servir, abrem-se os profiteroles a meio e recheiam-se com o chantilly, dispõem-se num prato e regam-se com o molho quente. Nada mais simples.

3 comentários:

  1. Ora bem, o nosso Cupido a revelar a sua faceta de pasteleiro... gostei muito!
    A ultima foto está de fazer crescer água na boca! Mas que bela trilogia esta...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ai que fome danada me deram estes profiteroles, que eu devoraria assim sem molho nem nada (mas com muito chantilly)e quem viesse depois tomasse o molho às colheres, que os bons dos profiteroles já tinham "partido".

    ResponderEliminar
  3. ai se pudessemos comer atraves do pc enchia agora a barriguinha.
    beijinhos

    ResponderEliminar