quarta-feira, 13 de julho de 2011

Feijoada de Camarão | Prova Régia Premium 2010

Trigésima sexta trilogia com a Ana e o Luís. O tema foi sugerido por mim. Camarões! Um must para a Ana que o Luís não negou. E de camarões está o inverno cheio, comem-se de todas as maneiras. Neguei a gula de os cozer e acompanhar com uma superbock gelada e resolvi ensaiar uma proposta do Luís, uma feijoada de camarões com as senhoras donas couves, de que eu bem gosto...

Comprei uns camarões 20/30 (com um peso por bicho a oscilar entre 33 e 50 gramas) e cozi-os (melhor seria dizer que os escalfei) em água com um pouco de sal, descasquei-os e devolvi as cascas e as cabeças (depois de as esmagar no almofariz) ao tacho onde cozi os camarões. Reservei os camarões e deixei apurar o caldo da cozedura durante uma hora. Entretanto, piquei uma cebola e esmaguei uns dentes de alho para o fundo dum tacho e juntei azeite a cobrir o fundo e umas rodelas finas de chouriço. Levei a lume esperto até a cebola alourar. Juntei o caldo da cozedura dos camarões e a couve (coração, acho) cortada fina. Juntei feijão branco (de lata, ainda terei que cozer feijão em casa, já que é muito melhor), um ar de pimenta preta, malagueta desidratada e moída e uma folha de louro. Deixei em lume brando até o feijão amaciar. Juntei os camarões e desliguei o lume. Servi ao fim de cinco minutos, tempo para os camarões reaquecerem.   


E para acompanhar, o Prova Régia Premium 2010. Um honesto Arinto de Bucelas que foi o preferido dos paineleiros da Revista de Vinhos, com uns 16 pontos em 20 e selo de boa compra na prova de vinhos brancos abaixo de 4 euros publicada no nº 258, de Maio de 2011.
13º de Arinto, marginalmente melhor que o Prova Régia "normal", cítrico e com ligeira agulha, ou cresce ou morre. Mas gostei da franca acidez e da forma como limpa o palato. Está um belo vinho para beber agora e suspeito que daqui a uns dois ou três anos é capaz de ser boa marida para umas sardinhas na telha ou uma caldeirada.  

4 comentários:

  1. Por um triz que desta vez, bisávamos! A minha 36ª esteve até à última para ser precisamente... feijoada! Depois, com aquela minha faceta de muda-tudo-mesmo-à-última, fiz agulha para outro lado! Esta feijoada com feijão branco (esqueço-me sempre que existe, deve ser por eu ser "mouro" cá de baixo), deve ter ficado supimpa, embora para mim talvez casasse melhor com um vinho menos "volátil" e leve que o Prova Régia de que bebi há dias uma garrafa embora ache que não era "premium" e que achei uma maravilha para substituir a superbock no caso de uns camarões só cozidos mas aqui no teu feijão talvez ficasse a faltar qualquer coisa... bem, agora vou escrever o meu post, que vergonha!

    ResponderEliminar
  2. hum que bela feijoada
    de camarao nunca fiz mas tem optimo aspecto
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma bela feijoada para uma adoradora de camarões... Boa escolha a do feijão branco, mesmo da lata (não é por ser mouro ou moura que se esquece... ai Luis!!!).
    Do que eu me esqueço mesmo é das couves...
    Adorei este tema, estavas inspirado quando o sugeriste!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Isto faz-me lembrar coisa excelente já repetidamente comida no célebre Caracoles de Barcelona: uma favada de marisco, feita com favinha pequenina e tenra.

    ResponderEliminar