sexta-feira, 8 de abril de 2011

Olha a Sopinha de Massa!

A sopa deve ser a preparação mais flexível em culinária. Faz-se sopa de tudo e com tudo. Mais ou menos carne (ou peixes), mais ou menos legumes, mais ou menos leguminosas, mais ou menos espessantes (massa, arroz, batata), mais pesada e reconfortante no inverno, mais fresca no verão, servida no início ou no fim da refeição ou como refeição, a sopa é indubitavelmente presença habitual na mesa.

Esta foi feita com uma base de alho francês, cebola e cenoura que rebolei num fundo de azeite na panela. Juntei água suficiente para ficar com um caldo pouco espesso, um toco de chouriço e deixei em lume brando uns vinte minutos. Entretanto cortei couve galega relativamente fina (quase como se fosse para caldo verde). Tirei o toco de chouriço e cortei em rodelas finas, passei a varinha para ralar os legumes e juntei a couve e um pouco de cotovelinhos. Temperei com sal e pimenta e levei de novo ao lume. Quando a massa estava al dente, retirei do lume e servi.

4 comentários:

  1. sopas são a minha perdição e a tua tem um ar bastante regional. gostei muito.

    ResponderEliminar
  2. Ainda um dia hei-de gostar de fazer sopa!!!!
    Acho engraçado temperares a sopa com pimenta, terei de experimentar...
    E sopinha de massa fez-me rir!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. De "levar sopa" ninguém gosta, de "molhar na sopa" uns gostam outros nem por isso, agora de comer uma sopinha destas gostam todos, pois claro, mesmo que fiquem uns "sopinhas de massinhas"

    ResponderEliminar
  4. Não costumo gostar de massa na sopa, mas esta ficou do meu agrado :)

    ResponderEliminar