quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pudim do Abade de Priscos

Mais uma trilogia às quartas, com a Ana e o Luís. Esta semana o tema, proposto pela Ana, é o ovo. E naturalmente, para cumprir esta trilogia, lembrei-me de fazer uma das magnas preparações da nossa cozinha: o Pudim do Abade de Priscos. Não é mais do que uma calda de açúcar engordurada com toucinho e aromatizada com canela e limão a que se juntam toneladas de gemas de ovo e vinho do porto e que coze em forma caramelizada e em banho maria. Nada mais simples.

 Deita-se meio litro de água num tacho a que se juntam 400 gramas de açúcar, uma casca de limão, um pau de canela e 50 gramas de toucinho fatiado fino. Deixa-se ferver até atingir os 103º C (ponto de fio), retira-se do lume e deixa-se arrefecer. Juntam-se 15 gemas de ovo a que se juntou um cálice de vinho do porto e leva-se a cozer em banho maria no forno bem quente (250º C) dentro duma forma untada com caramelo e tapada. Ao fim de uma hora está pronto, mas deverá ser feito o teste do palito para não cozer demais. Serve-se com moderação


E terminada esta doce (para mim) trilogia vamos ver o que o Luís nos reserva para a semana...

6 comentários:

  1. Um dos meus preferidos. Pudim para mim, quanto mais forte melhor. :)

    ResponderEliminar
  2. Apetece-me dizer que esta é a tua melhor foto de sempre (mesmo sabendo que não tenho competências para tal)...
    Aquilo do «serve-se com moderação» é para gozar com os tristes que só se podem ficar a babar com a foto, sem poder enterrar o dente?
    Adorei o pudim e a trilogia também... avancemos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. A Sociedade Portuguesa de Cardiologia elegê-lo-ia por certo inimigo público nº1 ou Campeão do Colesterol, mesmo se equipado com kit de moderação, como sugerido.
    Mas certo, certo, é que perante um Abade de Priscos há que "matá-lo" a direito e sem piedades (e até não custa nada!). Para os problemas ligados à consciência, há sempre as benfazejas Cultura e Tradição, que apagam todos os pecados e reconciliam "só desta vez" o colesterol com o coração.

    ResponderEliminar
  4. Tens que provar o do Miguelote!

    ResponderEliminar
  5. Olá..
    Belo aspecto!
    Pode dizer-me quantos minutos demora a a atingir o ponto de fio?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  6. ja tentei 3vx e so me sai porcaria=(

    ResponderEliminar