quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Perna de Porco com Ameixas | Conde de Vimioso Reserva 2003

No universo dos assados, há um que acho particularmente interessante, porque torna uma coisa tão simples e barata como um naco de porco numa preparação de médio/alto gabarito culinário. Uma coisa tão simples como a junção de umas ameixas à carne do porco. Este assado simples foi feito para acompanhar a jóia da coroa de João Portugal Ramos no (Riba)Tejo, o seu Conde de Vimioso Reserva, um vinho que, creio, nunca tinha provado. E fiz assim: Deixei umas ameixas secas (low cost, mas podem ser de Elvas) a marinar em vodka durante umas horas. Fiz uns furos na carne com a ajuda de uma faca e enfiei as ameixas lá dentro. Barrei a carne com uma pasta feita com banha de porco, pimenta, alhos e sal, juntei a vodka onde as ameixas marinaram e levei ao forno pré aquecido a 150º C, num tabuleiro de barro. Fui virando e regando a carne com o molho que se ía formando e um quarto de hora antes de servir, aumentei a temperatura para os 190º C para a carne dourar. Fatiei a carne e acompanhei com batatas cozidas e uma salada de alface temperada com azeite e flor de sal. 


Este Conde de Vimioso Reserva, aqui o 2003 é o topo de gama dos vinhos produzidos pela Falua de João Portugal Ramos. Foi feito com Aragonês, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Trincadeira e teve um estágio de 12 meses em madeira. Para o tempo que leva de garrafa está muito bem, carregado na cor, limpo e elegante, com os taninos já amaciados. Apesar do ano de 2003 ter sido bastante quente, este vinho está a evoluir muito bem. Para o preço (a rondar os € 15,00) é uma bela escolha. 

3 comentários:

  1. hum que boa que esta.
    adoro comidas de forno

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspecto (já que não posso opinar sobre o sabor) muito para lá do fantástico...
    Aquela ameixa, em forma de girino, até dá água na boca de tão fotogénica!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. É uma combinação excelente que uso frequentemente no lombo, carne mais seca que a perna, com belos resultados, principalmente no que toca a "humedecer" a carne.
    Já na perna nunca usei mas será de experimentar à próxima.
    Bom fds.

    ResponderEliminar