domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bolo de Laranja

Mais um bolo. Creio que pela primeira vez aparecem dois bolos seguidos aqui no blogue. Ainda mal refeito da experiência traumatizante com a forma de silicone do bolo Inglês do post anterior, decidi voltar às formas de alumínio do meu contentamento, para fazer um bolo simples mas delicioso, um clássico bolo de laranja.

Abri quatro ovos para uma bacia e juntei aproximadamente o seu volume em açúcar (a quantidade de açúcar varia em função da doçura das laranjas e do grau de lambareirice dos comensais, mas esta proporção parece-me adequada) e bati até obter uma mistura homogénea. Depois juntei raspa e sumo de uma laranja grande, duas colheres de sopa rasas, de farinha de trigo com fermento e mais duas de Maizena, envolvi com a colher de pau e deitei a mistura numa forma untada com manteiga e passada por farinha. Levei ao forno pré-aquecido a 170º C e quando o bolo formou uma crosta dourada, protegi com uma película de alumínio. Deixei cozer cerca de 50 minutos (mais ou menos, o tempo varia, mas o teste do palito ajuda a não deixar o bolo ficar demasiado cozido), desenformei e reguei com mais sumo de laranja com açúcar. Muito simples de fazer e sem pirotecnias, é um bolo muito agradável.  

3 comentários:

  1. Nem sei quem é mais guloso, se tu, se o bolo, se eu que fico só com a foto...
    Verdade que os simples são os melhores! A foto não engana...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Tomaste-lhes o gosto...

    Pelas quantidades e qualidades indicadas, imagino que ficou algo de sumptuoso, denso e húmido naquele meio caminho entre bolo e pudim, tão bom que até fez esquecer o "copo" e mais notável ainda que dois bolos seguidos, este foi um "Garfibolo"

    ResponderEliminar
  3. Olá, sou de Recife, Pernambuco, Brasil; meu nome é Maria Mota e trabalho fazendo bolos deliciosos (acho eu), todos típicos daqui da região. Achei lindo esse seu bolo de laranja e resolvi fazê-lo, ficou muito interessante e com um sabor levíssimo, amei. Parabéns!!! Pra quem diz não fazer muitos bolos, este ficou ótimo. Um grande abraço.

    ResponderEliminar