quarta-feira, 8 de junho de 2011

O "Melhor" Bolo de Chocolate do Mundo

Nesta trigésima primeira trilogia, a Ana sugeriu o chocolate como tema. E para mim, o chocolate aparece associado sempre a uma sobremesa. E nada de chocolate light, cortes nos ovos ou no açúcar ou demais ingredientes que entrem na preparação. Terá que ser pura e dura e quem não aguentar que "arreie" ou que controle a gulodiçe. 



E fiz o meu bolo de chocolate. Sem receita. Teria que ter camadas e texturas diferentes para parecer bem, coisa de chef que apresenta "chocolate em 345 texturas, cada uma no seu ambiente" e no final sai uma fatia de bolo do dito e uma bola de gelado de baunilha (para os mais ousados, pode saír de café).

E fui muito frugal nas camadas. Uma de base, muito tuga, com bolacha maria, cacau em pó e um ovo para ligar, a fazer lembrar o salame de chocolate.
A segunda e a quarta foram de bolo de chocolate macio, feito com ovos, o peso dos ovos em açúcar, cacau em pó a gosto e um pouco de farinha de trigo. Foi cozer no forno a 170º C em tabuleiro untado com manteiga e passado por farinha. Ao fim de 20 minutos estava no ponto. Tirei do forno, desenformei e reservei, enquanto preparava a terceira e a quinta camada. Chocolate de culinária (gosto do termo, faz lembrar as natas para peixe) derretido em banho maria (ou no microondas) e bem batido com ovos inteiros (numa proporção de duzentas gramas de chocolate para seis ovos). 

Depois foi montar. A base do salame da casa, o bolo, o creme, mais bolo e mais creme. A preparação pecou um pouco ( mas está a rezar avé marias para se redimir) pela falta de crocância da base (as bolachas absorveram todos os líquidos e ficaram empasteladas). De resto, parece uma bela preparação. Acresce que o bolo foi levado para Ramalde e provado por muitos dos meus colegas de trabalho. Todos gostaram, por isso não deve ter ficado nada mau.




2 comentários:

  1. Está um bolo digno de um verdadeiro chef...
    Para além de ter um belo aspecto (que as texturas só se podem imaginar) teve o dom de te por muito bem disposto, o que transparece no teu texto cheio de graça... e de graçinhas!!!
    E felizes dos provadores que tiveram assim uma experiencia trilógica de sucesso... ai deles se não gostassem.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. As graçinhas devem ter sido tão engraçadas que originaram mil link' s. Um orgulho para mim :)

    beijinhos

    ResponderEliminar