quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

120 trilogias e bibó porto, carago!

Nas cento e vinte semanas que levo de trilogias com a Ana e o Luís, chegou a vez do tema ser cantado à minha cidade, o Porto. Não nasci cá, mas estive cá antes de nascer e regressei quando cheguei à estação de São Bento em Outubro de 1986 e nunca mais me fui embora. Mais de um quarto de século na cidade cinzenta que fica de todas as cores quando há sol e que tem a única escola de arquitectura que pariu dois pritzkers. Tem também o Manoel de Oliveira e o Clube de Futebol do Porto e muitas mais coisas únicas. Uma é o São João que se comemora quase como em Lisboa, a capital, que comemora o Santantónio. E foi este o mote da minha não-receita que escolhi para, atrasadamente vir falar das comidas do porto. Tripas e Francesinhas serão ex libris, mas numa cidade que tem matosinhos e sardinhas a norte e avintes com broas a sul, teria que ser uma evocação invernal do são joão que eu tinha que trazer.



Sardinhas em conserva que as não há frescas e boas, apontamentos de pimento e azeitonas, broa, é uma alegria no inverno. Mas voltarei ao tema :)


Acompanhei alegremente com este vinho da Catarina Simões, feito na Quinta da Ponte Pedrinha. Encruzado e Arinto com estágio em inox, estava porreiro. Mais uns pós de acidez e estaria no ponto. Compre-se o 2011 que está muito bom ou dê-se uma outra oportunidade a este, já que a € 4,49 na moderna distribuição, é uma bela proposta. Um seguro Dão.

2 comentários:

  1. Não as há frescas e boas... claro que se percebe que caçaste como o gato.
    «Não receita» é também uma boa denominação...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. no verão passado este vinho fez companhia a cavalas alimadas. correu bem.

    ResponderEliminar