Nesta trilogia número 121 com a Ana e o Luís, propus uma salada quente como tema. Uma salada de batata de inspiração centro europeia cruzada com o nosso tradicional molho de vilão e com a componente fria e colorida do tomate a compor o prato.
Comecei por cozer ovos e batatas com a pele. Enquanto coziam deitei um fundo de bom azeite numa tigela, juntei uma colher de sopa de vinagre de vinho branco, cebola picada e envolvi tudo. Temperei com sal e pimenta e deixei a repousar (faltou a salsa, mas não tinha e também não ia sair para comprar). O frango que utilizei era de capoeira e tinha sido assado em vinho tinto. Um pedaço de peito fatiado e uma coxa a que retirei peles e ossos.
Quando os ovos cozeram (dez minutos) passei-os por água fria e descasquei-os. Passado um quarto de hora foi a vez das batatas. Descasquei-as e cortei-as em rodelas. Meti batatas no prato de servir, com a carne por cima e reguei com o molho do vilão, aqui mais do que avilanado, porque sem a mandatória salsa. Rodeei com um tomate e os ovos em rodelas e finalizei com flor de sal e orégãos nos tomates e flor de sal e pimenta nos ovos.