O pregado é, e desde sempre, considerado o principe ou o rei dos peixes planos, devido à sua carne suculenta, polpuda, rija e de sabor excelente.
David Lopes Ramos, in "Os delicados peixes planos". RV nº 246 de maio de 2010.
O pregado é muito bom simplesmente grelhado, ou assado no forno com umas nozes de manteiga, limão e sal marinho, refere ainda o saudoso DLR no artigo supra-citado. E na zona da Costa Nova, perto de Aveiro, o ensopado será um dos pratos de prova obrigatória. Tacho de fundo grosso, cebola em rodelas, pimento em tiras, alho esmagado, tomate, pimenta branca, sal marinho, um molhinho de hortelã e azeite. Junta-se o peixe e vinho branco a cobrir. Leva-se a lume muito baixo até o peixe estar macio (cerca de 35 a 40 minutos). Para servir, deitam-se fatias de pão num prato e cobrem-se com o peixe e respectivo molho. Simples de fazer, é um prato delicioso.
Tenho referido muitas vezes os peixes de viveiro como sucedâneos pobres dos seus colegas do mar. E em geral, são-no. Contudo, no caso dos pregados de viveiro, principalmente os criados no mar de Mira, de águas frescas, essa diferença não é tão relevante como no caso dos salmões, das douradas ou dos robalos e estes peixes, embora de viveiro são muito saborosos.
Boa dica, belo prato! Simples e eficaz. (e eu que nunca me tinha apercebido da existência de pregado de viveiro, se calhar até já comi e gabei-lhe o gosto a mar... lol)
ResponderEliminarpregado de viveiro nunca comi... acho eu... mas se calhar estou como o Luis, comi pensando que era do mar... eh eh eh
ResponderEliminaro prato tem um aspecto fantástico.
Much of our health is determined by the way we live our lives, and nutrition choices are a huge part
ResponderEliminarof that equation. "Methylcobalamin is required for the function of the folate-dependent enzyme, methionine synthase. In reality, a number of these pills can help but only if you couple them with lifestyle changes.
Look at my site athletic greens youtube (www.facebook.com)