quarta-feira, 30 de março de 2011

Trilogia 21, a da Cerveja | Moelas Estufadas

Nesta trilogia, que já vai na 21ª semana, foi a minha vez de propor um tema à Ana e ao Luís. E propus, a cerveja. Ao longo de 21 semanas temos explorado ingredientes, preparações e temas vários. Olhando para o quadro abaixo, facilmente se percebe que apesar dos muitos temas abordados, felizmente há muitos mais para abordar.


A cerveja é uma bebida que não terá grande tradição na nossa cozinha. Curiosamente, ao procurar qualquer coisa de que já nem me lembro, deparei-me com este livrinho, publicado pela Sociedade Central de Cervejas e que resultou da selecção das melhores receitas enviadas para o concurso "A Cozinha e a Cerveja", feito nos idos de 60 do século passado. Com introdução de Maria Emília Cancella de Abreu, tem cinquenta receitas onde se utiliza a cerveja. Apesar de ter algumas coisas interessantes, não usei nenhuma para a trilogia. 


Escolhi antes uma preparação que sendo feita com cerveja, mais que merece ser acompanhada com ela (e não é a francesinha). Um pratinho de moelas, uma cerveja bem tirada, uma tarde de sol numa esplanada... Haverá melhor? Claro que sim, mas um prato de moelas bem estufadas, bom pão e um copo de cerveja não é nada de se deitar fora. 
Comecei por arranjar moelas frescas de frango, limpei-as e cortei-as em metades. Deitei um fundo de azeite num tacho de fundo grosso, uma cebola picada, uns dentes de alho, também picados e deixei em ume médio até a cebola estar translúcida. Juntei as moelas e deixei-as uns cinco minutos, mexendo. Juntei um pouco de polpa de tomate e envolvi. Era chegada então a hora da cerveja, Super Bock branca, a cobrir as moelas. Uma folha de louro, pimenta preta e um pouco de malagueta. Deixei a estufar em lume muito brando e quando as moelas estavam macias, desliguei o lume, esperei uns minutos e servi. 


Com umas fatias de bom pão de trigo e um copo de Super Bock...

5 comentários:

  1. que bela escolha. tem sido muito bom ver estas vossas propostas sobre os varios temas aboraddos.
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ver a sistematização das nossas trilogias... que já são tantas! Boa ideia!
    Quanto às moelas: ficaram um belo petisco, sim.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Pois eu que sempre bebi cerveja com as moelas, nunca me lembrei de lhes dar mais que vinho branco, coitadas!
    Da próxima, sai Imperial prás moelinhas!

    E tantas que já são as trilogias: 21!!!

    ResponderEliminar
  4. Acrescente-se um palito para picar as ditas..

    ResponderEliminar
  5. arminda coelho15 agosto, 2012 08:56

    já confeciono,esta receita á muitos anos aprendi com a minha mãe,é realmente uma delicia,então com o pãozinho no molho!!!experimentem.

    ResponderEliminar