Este guisado de galinha é, para mim, um dos melhores exemplos de confort food, seja lá o que isso quer dizer. Corta-se uma galinha em pedaços e aloura-se em azeite, numa frigideira. Tiram-se os pedaços e reservam-se. Verte-se a gordura num tacho, junta-se cebola picada grosseiramente, alho esmagado, umas rodelas de choriço e deixa-se refogar em lume médio. Quando a cebola começa a alourar junta-se tomate bem maduro sem pele nem graínhas (polpa de tomate, fora da época dele), sal, pimenta preta, um pouco de pimentão doce, malagueta (a gosto) e deixa-se uns minutos. Junta-se a galinha e um pouco de vinho branco e deixa-se a estufar em lume brando. Quando a galinha começa a ficar macia, juntam-se ervilhas e batatas descascadas e cortadas em quartos. Junta-se água a cobrir as batatas e deixa-se guisar em tacho tapado e lume brando. Querendo, aromatiza-se com salsa. Naturalmente as quantidades são a gosto, bem como os vegetais (cenoura, feijão verde ficam bem). Esta é uma receita sem canones...
Com este prato, revisitei o Conceito 2007. O Conceito é o vinho de topo da Rita Marques, do Douro Superior, Foz Côa.
Elaborado com uvas de vinhas velhas (50 anos) da Quinta do Cabido, propriedade familiar assim designada pela sua localização, num inóspito “cabido” formado pela ribeira da Teja, na freguesia de Numão. Trata-se de um invulgar maciço de xisto, que desvia o curso de água antes deste iniciar a descida em direcção ao rio Douro, perto do Vesúvio, 3 km adiante. A margem forma ali um perfeito anfiteatro natural, com exposição sul. (daqui)
É feito com uma mistura de mais de quinze castas e estagiou 20 meses em barricas de carvalho francês, das quais metade eram novas. Tinha-o provado há cerca de um ano e meio e na altura (aqui) pareceu ainda algo marcado pela madeira. Passado este tempo, o vinho ganhou e muito. A madeira está lá, mas muito mais bem integrada num conjunto muito equilibrado. É um Douro seguro, muito bem feito, a merecer o tempo que se espera por ele. Ao preço a que é proposto (€ 25,00) é uma boa escolha.
eu adoro este prato.
ResponderEliminarbeijinhos
Acho que já disse quase tudo sobre os teus guisados ou estufados de frango/galinha; SÃO SEMPRE BONS!
ResponderEliminarBeijinhos.