quarta-feira, 23 de março de 2011

20ª Trilogia - Alheira | Croquetes de Alheira em Brás


Nesta 20ª trilogia, com a Ana e o Luís, o tema (sugerido pelo Luís) foi a alheira. Apesar da alheira ser um produto processado qb e que apenas pede grelha e umas batatas e grelos salteados a acompanhar, resolvi continuar a martirizar a alheira...

Tirei a tripa a uma alheira e moldei umas bolinhas com as mãos e passei-as por ovo batido e pão ralado. Fritei-as rapidamente em óleo bem quente até alourarem e reservei num prato quente.
Para acompanhar fiz um Brás (assim como um bacalhau à Brás sem bacalhau). Cortei umas batatas em palitos pequenos, fritei-as e reservei. Deitei um fundo de azeite numa frigideira, juntei alho picado e cebola cortada em rodelas bem finas e deixei a cebola confitar. Juntei as batatas e temperei com sal e pimenta. Juntei ovos batidos e envolvi até ficarem cremosos. Acompanhei ainda com rúcola e azeitonas.



Esta estranha ligação do brás com os croquetes de alheira revelou-se muito interessante. Como entrada, snack ou mesmo como prato principal, é uma bela surpresa.


3 comentários:

  1. Que bela e original ideia!
    Não tarda vamos ver a novidade pelas montras das pastelarias, como aconteceu há tempos com os rissóis de leitão. Basicamente é a grande tranformação da alheira numa hipótese de snack, aqui acolitado por esse "brás" a fazer crescer água na boca.

    ... e para a semana, há mais!

    ResponderEliminar
  2. Até parece que combinámos ser alternativos: croquetes, hamburgueres e rissóis, uau!!!!
    Gostei da originalidades das bolinhas a quem chamaste croquetes e que eu chamaria de almondegas.
    Boas mesmo ficaram as fotos, onde até a rucula se esforçou para ser fotogénica.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. The creativity in exploring alheira across this trilogy is impressive—grilled to perfection with the right sides! For brightening up your spaces, check out lighting suppliers in uae.

    ResponderEliminar