quarta-feira, 23 de março de 2011

20ª Trilogia - Alheira | Croquetes de Alheira em Brás


Nesta 20ª trilogia, com a Ana e o Luís, o tema (sugerido pelo Luís) foi a alheira. Apesar da alheira ser um produto processado qb e que apenas pede grelha e umas batatas e grelos salteados a acompanhar, resolvi continuar a martirizar a alheira...

Tirei a tripa a uma alheira e moldei umas bolinhas com as mãos e passei-as por ovo batido e pão ralado. Fritei-as rapidamente em óleo bem quente até alourarem e reservei num prato quente.
Para acompanhar fiz um Brás (assim como um bacalhau à Brás sem bacalhau). Cortei umas batatas em palitos pequenos, fritei-as e reservei. Deitei um fundo de azeite numa frigideira, juntei alho picado e cebola cortada em rodelas bem finas e deixei a cebola confitar. Juntei as batatas e temperei com sal e pimenta. Juntei ovos batidos e envolvi até ficarem cremosos. Acompanhei ainda com rúcola e azeitonas.



Esta estranha ligação do brás com os croquetes de alheira revelou-se muito interessante. Como entrada, snack ou mesmo como prato principal, é uma bela surpresa.


2 comentários:

  1. Que bela e original ideia!
    Não tarda vamos ver a novidade pelas montras das pastelarias, como aconteceu há tempos com os rissóis de leitão. Basicamente é a grande tranformação da alheira numa hipótese de snack, aqui acolitado por esse "brás" a fazer crescer água na boca.

    ... e para a semana, há mais!

    ResponderEliminar
  2. Até parece que combinámos ser alternativos: croquetes, hamburgueres e rissóis, uau!!!!
    Gostei da originalidades das bolinhas a quem chamaste croquetes e que eu chamaria de almondegas.
    Boas mesmo ficaram as fotos, onde até a rucula se esforçou para ser fotogénica.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar