domingo, 6 de março de 2011

Cachaço à Italiana com Perfume de Moscatel | Quinta da Covada Reserva 2008

O Cachaço à Italiana é daquelas peças de porco que, como refere o Luís no Outras Comidas, é um misto que, ao mesmo tempo, desossa a espinha e preserva o início das primeiras costelas, deixando-o com toda a riqueza da carne com osso e com a facilidade de seccionar e servir de um lombo. Só vantagens, portanto. Temperei a peça (com cerca de um quilo) com sal, pimenta preta e alho e juntei um pouco de moscatel velho (cheio de depósito, que já não serve para beber, mas excelente para cozinhar) e deixei umas horas a marinar. Depois liguei o forno a 130º C, meti a carne e o líquido da marinada num tabuleiro de barro e levei ao forno. Deixei ficar umas quatro horas e depois mais cerca de vinte minutos a 190º C para dourar. Servi com umas batatas assadas com pele que depois de levarem o respectivo murro, foram temperadas com alho e azeite. À parte, uma salada verde. 


A carne ficou excelente, saborosa e muito macia. A repetir...


O vinho escolhido para acompanhar este prato é um daqueles que passa a fazer parte da minha lista de vinhos obrigatórios. É um vinho quase novo (esta é apenas a segunda edição do vinho), de um jovem Enólogo, o João Lopes Pinto. É o Quinta da Covada Reserva 2008. O 2007 tinha-o provado (aqui) e tinha gostado muito. Este 2008 continua a ser feito com Touriga Nacional (20%) de uma Vinha de Tabuaço  e uma mistura de várias castas (Rufete, Tinta Amarela, Tinta Roriz e outras - 80%) de uma vinha velha de Armamar. Estagiou 14 meses em madeira. Foi recentemente notado com 17 valores pelo painel da RV, como dei nota aqui
É um vinho muito bem feito, talvez mais fácil do que o 2007, ainda a precisar de tempo em garrafa, mas ainda assim a dar uma bela prova. Ao preço, a rondar os € 15,00, é uma bela compra. 

6 comentários:

  1. Parece bastante saboroso.Em qualquer talho pode-se cortar assim o cachaço, ou nem por isso?

    ResponderEliminar
  2. Que ficou excelente, saborosa e muito macia dá para ver na 2ª foto... Quando for grande e tiver um forno como o teu, vou fazer assados assim )lol!), com esta cor rosadinha e com as fibras a separarem-se de livre e espontânea vontade...
    Belo assado!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. O cachaço é talvez a carne mais saborosa de todo porco e assim cortada é cinco estrelas a merecer este assado lento para o garfo e a companhia vínica para o copo.
    Bela partilha (visual e descritiva, claro, de resto ficou-se apenas a salivar, salivar, feito cãozinho de Pavlov)!

    ResponderEliminar
  4. Carlos

    Nos hipermercados costuma aparecer este corte já embalado. Nos talhos, dependerá obviamente do talhante.

    Ana

    Isto dos fornos é um processo de tentativa e erro, mas olha que tu estás a usar o teu forno muito bem.

    Luís

    Concordo inteiramente. Este cachaço estava divinal.

    ResponderEliminar
  5. Cupido,
    empieza a praticar con los pescados que lo de la carne ya es top-chef :D
    rossatti

    ResponderEliminar