domingo, 10 de outubro de 2010

Cachaço de Porco no Forno e Bolhinhas de Cabriz

Normalmente nos meus assados gosto de barrar a carne com uma mistura feita com banha de porco, sal, pimenta e alho, os ingredientes básicos do molho do leitão. Aqui resolvi variar um pouco e barrei um naco de cachaço de porco com uma mistura de massa de pimentão, azeite, sal, alho e pimenta. Deixei umas horas e levei ao forno a 170º C num tabuleiro, juntamente com umas batatas descascadas e cortadas em quartos e castanhas. No fundo do tabuleiro juntei apenas um pouco de vinho branco. Para acompanhar, salteei uns cogumelos (champignons e pleurotus) e uns espargos em azeite e um pouco de alho e sal. Servi a carne cortada em fatias finas. Uma variante que saiu bem e que vou fazer mais vezes.   


Para acompanhar, o espumante da Quinta de Cabriz Bruto 2008. Feito com Malvasia Fina e Bical, tem uns honestos 12º de álcool, boa acidez e frescura que o tornam um belo parceiro para este prato. Por € 5,99 não se pode pedir mais.

4 comentários:

  1. Sigo o teu blog há mais de um ano e agrada-me a forma simples e natural com que apresentas as tuas receitas, assim como a harmonização das mesmas com os vinhos.

    Neste caso o meu habitual é usar a pasta de pimentão, por isso , na próxima usarei a tua 1ª opção... e o cabriz até agora nunca me desiludiu, tem sido daqueles espumantes que compro e nãodou por perdidoo investimento...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. E não é que te esmeraste completamente nos acompanhamentos? Batatas, castanhas, cogumelos e espargos... quase uma sinfonia!
    Da carne, nem vou comentar, senão fico sempre a dizer a mesma coisa que tu já sabes: só digo que, para cachaço, tem óptimo aspecto, bem magrela...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Andamos trocados: eu sempre fui de pimentão e de há uns tempos para cá tenho andado embrenhado nas pimentas. Ainda ontem fiz uma peça que anda muito perto do cachaço, o vão, preto de pimenta e feito deeevaaagaaaaar...

    Esse Cabriz malvasia devia ter ido ainda melhor com o meu apimentado, lá isso tinha!

    ResponderEliminar
  4. António, ainda bem que gostas do blolgue, é sinal que as comidas e respectivas harmonizações (ou mariadagens, como diz o João Roseira) são honestas. Quanto ao tratamento da carne, parece que andei anos a leste da massa de pimentão...

    Ana, compus o "prato" duma forma mais completa do que é costume. A inspiração veio do José Júlio Vintém, o cozinheiro (na verdade é o dono) do Tomba Lobos, de Portalegre e adaptada à minha cozinha de cozinha, honesta, apenas. Este cachaço até teve a virtude de ser magre(lol)a, mas apenas nas fatias que meti no prato, porque havia alguma gordura na peça.

    Luís, é a velha dicotomia de "temperos" entre norte/sul que na blogosfera vai dando belos frutos pela partilha de experiências. Quanto ao espumante, tem argumentos para limpar muito bem o palato e não duvido que se bata muito bem com um qualquer apimentado assado :)

    ResponderEliminar