sábado, 19 de Janeiro de 2013

Polvo Assado no Forno | Beyra Branco 2011


Este polvo foi feito a partir de um apresentado pelo chef Henrique Sá Pessoa no Ingrediente Secreto. Descongelei um polvo pequeno (contar com cerca de 400 g de polvo por pessoa) e meti-o num tabuleiro com um fundinho de azeite, alho picado, mistura de pimentas moída e em grão e batatas pequenas descascadas. Reguei com bom azeite, cobri o tabuleiro com folha de alumínio e levei ao forno pré aquecido a 170º C durante uma hora. Retirei a folha de alumínio e deixei alourar (cerca de meia hora) e servi acompanhado duma salada de alface.


O polvo fica macio e suculento e as batatas, que acabam por cozer na água que o polvo larga, ficaram excelentes. Acompanhei este prato com o Beyra 2011. Já tinha falado aqui do Beyra Quartz, o vinho acima deste na gama. Feito com Síria e Ponte Cal, este é mais barato (quatro euros) e parece-me mais flat do que o Quartz. Ainda assim é fresco e mineral e ao preço, é uma boa compra, embora eu tenha preferido a acidez mais incisiva do Quartz.


6 comentários:

  1. É só o meu polvo preferido...
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fico a pensar em fazer isto com um bicho maior :)

      Eliminar
    2. Desde que o bicho maior seja polvo, fica sempre bem...
      Beijo.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Muito. O polvo larga água que coze e dá sabor às batatas e no fim, a água evapora e temos um back to basics, ou seja, o azeite e o alho. Experimenta :)

      Eliminar