quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sopa de Bacalhau na Trilogia d' Ele.

O bacalhau foi o tema por mim proposto à Ana e ao Luís na 15ª Trilogia. É um bicho muito versátil nas preparações, pelo que podia ter feito pastéis, pataniscas, canja, cozido, em arroz, em caldeirada, guisado, frito, assado, grelhado e mais umas quantas receitas patenteadas, como o Brás, o Zé do Pipo, à Margarida da Praça e muitas mais. Podia ainda ter feito uma preparação com a cabeça (caras), a língua, etc...

Acabei por me inspirar na canja de bacalhau da Estremadura, mas aqui cruzando-a com o creme de marisco. E fiz assim:

Depois de deixar um lombo de bacalhau a demolhar, enfiei-o num tacho com água e escalfei-o. Reservei a água da cozedura, limpei o bacalhau de peles e espinhas e lasquei-o. Entretanto, deitei um fundo de azeite numa panela, cebola picada, alho esmagado e deixei a cebola ficar transparente. Juntei tomate em cubos e umas tiras de pimento. Juntei um pouco de vinho branco e deixei os legumes estufarem em lume brando. Juntei um pouco da água de cozer o bacalhau e ralei tudo com a varinha. Juntei o resto da água e uns bagos de arroz Carolino. Sensivelmente a meio da cozedura do arroz juntei ovos e deixei-os escalfar. Juntei o bacalhau lascado e temperei com um pouco de pimenta branca. Servi assim, com umas folhas de hortelã a refrescar. 


Esta é uma sopa muito agradável e variando as quantidades de água e de arroz pode ser servida no princípio da refeição, ou ser ela a refeição em si. Querendo, pode substituir-se o lombo por partes menos altas e em vez de lascar pode-se deixar em pedaços mais pequenos.

3 comentários:

  1. Soberba sopa a deixar água na boca e a mostrar que apesar das 1001, há sempre mais uma possibilidade de degustar, e bem, o fiel amigo.

    ResponderEliminar
  2. Com o senhor bacalhau, como de costume, esmeraste-te... está uma sopa supimpa de aspecto e de sabor e aromas que se deixam adivinhar.
    Encontramos na 16ª!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. eu adoro canjinha de bacalhau por isso a sua versao adaptada esta uma maravilha para mim.
    beijos

    ResponderEliminar