quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Bife da Vazia com Legumes Salteados | Castelo d' Alba Reserva 2009

Este bife, em si, não tem história. Um singelo bife da vazia que foi à chapa bem quente a grelhar e que foi temperado com flor de sal e pimenta preta. Já o acompanhamento me parece mais interessante. Numa frigideira, deitei um fundo de azeite, dois dentes de alho esmagados e cortados e uma cebola em meias luas finas. Juntei também uns espargos, champignons de Paris, pleorotus e umas uvas de mesa. Salteei em lume médio. Alguma parcimónia no tempero, que se resumiu a um pouco de flor de sal e um ar de pimenta preta. Simples e a ser uma boa companhia para o bife, que não sentiu a falta das ubíquas batatas fritas.


Nos líquidos, um clássico do Douro, o Castelo d' Alba Reserva branco 2009. Um clássico tão clássico que me andava a passar ao lado já há bastante tempo. Lembro-me de há uns anos atrás o ter provado juntamente com o mais aristocrático Vinhas Velhas e de na altura ter ficado mais rendido aos seus encantos, apesar de custar quase o dobro. Mas deste Reserva, feito com Códega do Larinho, Rabigato e Viosinho e fermentado em madeira, não se pode dizer mal: Marcadamente mineral, frutos exóticos e citrinos em equilibrio com discretas notas de madeira . Paladar encorpado, fresco e amanteigado com final longo (daqui). Ao preço (cerca de € 5,00) é uma escolha mais que segura.


2 comentários:

  1. Mais do que o bife da vazia, gostei do dito cujo acompanhamento. bem fresco e leve, a fazer-nos pensar na Primavera quando estamos no Outono...
    Adorei o pormenor das uvas!
    Bela ideia para fortalecer a resistência às batatas fritas...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ubíquas,"omníquas" e tantas vezes iníquas, aqui até poderiam não deslustrar.
    Mas sem dúvida uma ratatouille muito original e a respeitar escrupulosamente os diversos tempos, a maior dificuldade numa boa execução, em que o que mais se vê é tudo ao molho lá para dentro e "logo há de dar qualquer coisa".

    ResponderEliminar