sexta-feira, 3 de julho de 2015

João Portugal Ramos Loureiro 2014, Açorda de Bacalhau e Legumes e Azeite Oliveira Ramos




 
Este é o segundo Loureiro do Eng. João Portugal Ramos. Este 2014 está muito equilibrado, fiel à casta, fresco, muito fresco, bebe-se muito bem a solo, mas gosta de comidinhas de verão. Muito porreiro para ser servido num almoço ou jantar como welcome drink, acompanha bem entradas variadas ou o prato que fiz para o provar, uma açorda de bacalhau e legumes com que o mariadei. Com um preço recomendado abaixo dos quatro euros, é uma escolha mais que segura.
 
 
 
Couve branca e cenoura a cozer num tacho, uma posta de bacalhau a escalfar noutro.
Quando o bacalhau estava no ponto de separar a carne das peles e espinhas, retirei-o do tacho, reservei a "carne" e deitei as peles e espinhas no tacho onde cozeu e deixei concentrar os sabores da agua da cozedura do bacalhau durante mais cerca de vinte minutos, tempo para os legumes cozerem. Escorri os legumes e reservei.
 
Coei o caldo do bacalhau para uma taça e juntei pão (aqui é a gosto, entre o veludo duma carcaça ou molete, como se diz aqui no Porto ou pão alentejano com um ou dois dias) e fui processando o pão com um garfo até ficar tudo envolvido.
 
Deitei um fundo de bom azeite num tacho de fundo grosso, adicionei um dente de alho bem picado e deixei o alho aromatizar o azeite; juntei então o pão e o caldo onde o deixei, temperei com pimenta preta e deixei levantar branda fervura, mexendo sempre com a colher de pau. Quando a mistura se apresentava homogénea, juntei os legumes, envolvi tudo e juntei o bacalhau.
 
Já no prato, juntei umas azeitonas pretas e um generoso fio (uma corda) do azeite Oliveira Ramos 2014 Premium (sem data de colheita no rótulo, naturalmente). Feito em Estremoz com azeitonas das variedades Cobrançosa e Picual colhidas e processadas segundo os melhores métodos, veio dar uma graça extra ao prato, com as notas vegetais aliadas às de frutos secos e algum picante. Deixo a ficha técnica... Um belo azeite :)
 
 
 (vinho e azeite enviados pelo produtor)

Sem comentários:

Enviar um comentário