sábado, 4 de julho de 2015

Duas Quintas Branco 2014 | Massada de Peixes




 
Este Duas Quintas é feito com uvas da Quinta da Ervamoira e da dos Bons Ares, da Ramos Pinto.
 
Confesso que sempre achei muita piada (no bom sentido) aos vinhos feitos na Quinta dos Bons Ares, pelas suas características diferenciadoras: identidade e longevidade e não tenho provado os Duas Quintas.
 
Claro que o Duas Quintas Reserva Tinto é um ícone do Douro e um dos melhores ao preço (cerca de vinte e cinco euros), mas este 2014 branco colheita que em boa hora foi elogiado pelo José Silva no Facebook levou-me a comprar uma garrafa para provar.
Muito jovem, precisa de arejar (no decanter ou no copo) antes de se mostrar. Parte do lote estagiou em madeira, sem comprometer o vinho que aparece complexo no nariz, com um belo bouquet que vai melhorar com o tempo, fresco, mas com estrutura, algo untuoso, pede boa comida no prato, embora possa ser uma boa surpresa a acompanhar queijo da Serra da Estrela ou enchidos de entrada.   

 
Apresentei o vinho a uma massada de peixes vários da nossa costa: Safio, Ruivo, mais um ou dois que não identifiquei, Pata Roxa e Raia.
 
Massada feita a preceito, excelente acompanhamento para este vinho que se bebe com muito prazer, mas que precisa de mais uns anitos para dar o melhor de si (dele). É comprar uma caixita e ir abrindo uma garrafa por ano para ver como ele cresce. Belo vinho, com um PVP recomendado a rondar os dez euros, vale muito a pena.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário