domingo, 12 de janeiro de 2014

Quinta da Falorca Garrafeira 2004



Os vinhos da Quinta da Falorca são uma raridade aqui no blog, tendo eu apenas falado aqui do Touriga Nacional 2002 e aqui, muito de fugida, do Garrafeira 2007. Mas depois do Francisco Barão da Cunha (enófilo militante e autor dum blog que admiro e sigo com muita atenção, pelo rigor e assertividade das notas de prova) ter feito uma prova de vinhos de 2004 e ter referido (aqui): "Na mesa estavam Barca Velha, Aalto e Qtª do Crasto T.Nacional, mas o vencedor foi um vinho do Dão, o Qtª da Falorca Garrafeira! Tiro-lhe o meu chapéu!não podia deixar de o provar. 

Precisa de decanter e algum cuidado na temperatura de serviço (e de bons copos, naturalmente). Impressiona pela juventude, ainda na curva ascendente de evolução e pela concentração e complexidade. Notável o equilíbrio entre a elegância e a raça. Um grande vinho do Dão. Custa cerca de € 35,00 e já temos no mercado a edição de 2007.


Esteve muito bem à mesa a acompanhar um frango de capoeira feito no tacho de barro como o frango na púcara e um mix de legumes a acompanhar (batata, nabo, cenoura e couves lombarda, galega e de bruxelas).

5 comentários:

  1. Caro,
    Que ótimo saber da qualidade deste vinho! Acabei de adquirir uma garrafa deste 2004. Quero abrí-la logo. E sabendo que se deu bem frente à Barca Velha, Aalto e Crasto Touriga Nacional me deixa ainda mais ansioso.
    Saudações,
    Flavio

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sua referência ao blogue enófilo militante, que muito me sensibilizou. É sempre um incentivo.
    F.Barão da Cunha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francisco Barão da Cunha, devo-me ter cruzado consigo há uns bons 14 anos nas CAV, numa altura em que eu andava a dar os primeiros passos nisto de tentar perceber o que é o vinho. Não me lembro do que comprei, mas fiquei com uma bela impressão. E o seu blog reflete a sua grande experiência e sabedoria.

      Obrigado eu :)

      Eliminar
  3. provei ontem na portugal wine room... portentoso... 32,20 €

    ResponderEliminar