sábado, 14 de setembro de 2013

Trilogias 136/147 - Sobremesa Rápida/Cantina

A dez de novembro de 2010 iniciei uma empolgante aventura com a Ana Gomes e com o Luís Pontes, autores dos blogues Cozinha com a Anna e Outras Comidas. São três cozinhas muito diferentes. A Ana num registo mais pragmático, o Luís num registo muito sério e que devia/deve ser seguido por qualquer aspirante a cozinheiro e eu, a querer simplificar ao mesmo tempo que procuro vinhos adequados às comidas que proponho. Estamos nisto a poucos dias das 150 semanas, o que significa que temos quase 450 preparações publicadas. Já vi livros feitos com muito menos.
O tema da trilogia 136 era sobremesa rápida e o tema da 147, proposto pelo Luís era cantina e que foi mal entendido por mim e pela Ana e transformado em fast food.
Para a sobremesa rápida, proponho uma salada de poucos frutos. Maçã e citrinos, laranja ou tangerina, açúcar a gosto e vinho branco. Faz-se num instante, mas precisa de tempo para apurar. Depois é juntar iogurte e desfrutar.


Esta preparação também evoca recordações da cantina das belas artes, agora Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Era a melhor cantina da Universidade e um dos extras dos almoços eram as tacinhas de salada de fruta. Comprava-se um iogurte à parte, misturava-se e tinha-se uma bela sobremesa. Recriei-a aqui com o iogurte grego natural da Danone :)

1 comentário:

  1. A minha humilde opinião vai absolutamente ao encontro da sua no que respeita a estas fabulosas TRILOGIAS... Talvez por isso elas, as ditas, se completem duma maneira fantástica.
    Bem hajam por tanta generosidade tão ausente nos dias que correm.
    antonio c

    ResponderEliminar