quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Trilogia 150 - Açores e o Lajido 2001




Nesta trilogia número 150 fui virtualmente aos Açores com a Ana e o Luís. A Ana recriou uma das mais emblemáticas preparações do arquipélago, a alcatra e o Luís foi ao licor de leite. Eu fico-me por um vinho que qualquer enófilo que se preze terá que provar, nem que seja uma vez. Refiro-me ao Lajido, um vinho licoroso da ilha do Pico. Seco, seco, seco é excelente como aperitivo, assim, sem mais nada, apenas fresco e servido num bom copo (o do Arq. Álvaro Siza para vinho do porto é adequado). Também se pode voltar a ele no fim da refeição, a acompanhar sobremesas pouco doces. Não é barato (€15,50 na Garrafeira Nacional) mas é um daqueles vinhos que nunca se esquecem :)

2 comentários:

  1. Olá,

    eu tomei este vinho uma vez, e gostaria de compartilhar o meu relato a respeito. Adianto que não fez muito o meu tipo, só desceu acompanhado de uma sobremesa.
    http://www.sobrevinhoseafins.com.br/2012/10/lajido-de-pico-2002.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rodrigo.

      Tenho que dizer que concordo que não seja um vinho fácil nem unânime, mas acho que é um vinho que merece ser provado, pela diferença. E toda aquela secura agrada-me muito quando o bebo como aperitivo.

      Um abraço :)

      Eliminar