quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Uma Açorda depois da Caldeirada



Nesta trilogia número 102 eu e a Ana fomos às açordas, a mando do Luís.


Esta minha açorda foi inspirada num prato que o meu pai costuma fazer a partir de uma caldeirada de peixe e que consiste em usar o molho da caldeirada e o peixe, a que junta pão seco em diversas texturas e que remata com um pouco de vinagre de vinho branco. Em suma, uma sopa. E esta é uma outra forma de aproveitamento das sobras da caldeirada, aqui refundida numa açorda.

Tinha feito uma caldeirada com raia, tamboril, safio, ruivo e o chamado tubarão da costa. E caldeirada que é caldeirada, é como o cozido: por excelsa que seja, acaba sempre por sobrar.
E das sobras da caldeirada, rejeitei as batatas, retirei o peixe e limpei-o de peles e espinhas, partindo-o em pedaços que reservei. Reservei também o molho. Meti umas fatias de pão seco de molho no molho da caldeirada e esmaguei uns dentes de alho para o fundo de um tacho de fundo grosso. Acolitei com bom azeite, levei ao lume até o alho começar a crepitar, juntei pimentas de várias cores, esmagadas no almofariz e por fim, aos poucos, o pão e o molho da caldeirada. Fui mexendo em lume muito brando até o pão ficar transformado numa pasta uniforme e aveludada e o molho ter reduzido. Nessa altura, juntei um pouco de vinagre de vinho branco, um pouco de hortelã picada, envolvi tudo e desliguei o lume. Juntei o peixe, voltei a envolver e deixei uns minutos a harmonizar sabores, antes de servir.





3 comentários:

  1. Dá para acreditar que também faço uma açorda assim quando sobra caldeirada? Não junto vinagre e às vezes troco a hortelã por coentros...
    Belissima!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Quanto a mim a próxima caldeirada, seja excelsa, seja normal, vai ser feita de propósito para sobrar...

    ResponderEliminar
  3. por cá usa-se o caldo e peixe que sobram da caldeirada para fazer sopa de peixe, ou como o meu pai lhe chamava "massa de caldo do peixe".
    nunca me lembraria de fazer açorda, mas gulosa como eu sou com açordas, de certeza que já sei o que fazer após a próxima caldeirada.
    gostei muito!

    ResponderEliminar