quarta-feira, 4 de abril de 2012

Costeleta de Vitela Mirandesa (#74)

Trilogia 74, a mando do Luís, com a primavera como tema e com o proponente e a Ana a prepararem pratos frescos, com camarões a servir de pano de fundo. Para mim, que tenho aproveitado (embora nem sempre postado) algumas das belas coisas que se podem comprar quando se passa o marão, nomeadamente alheiras (comprei em murça, em macedo, em bragança, em vimioso e até em mirandela; faltou vinhais que fica muito fora do caminho) foi sem grande surpresa que vi a fonte das belas alheiras de pinelo a secar com a chegada da primavera (as andorinhas devem estar a chegar, também). Chega o bom tempo, acabam-se os enchidos de curta conservação (os artesanais, que os outros, que a nossa asae permite, fazem-se todo o ano).

E para celebrar a prima vera em mirandês e em plena quaresma, vivam as vitelas e as suas costolas*. Do kobe à popota, há muito que comer, mas no planalto (o de miranda) a carne é boa, muito boa... 


Grelhador com um fio de azeite em lume esperto, põe-se uma costola a grelhar. O começo. Deixa-se um minuto e vira-se a costola. Tempera-se com um pouco de sal e pimenta (a minha - uns bagos de mistura de pimentas, preta, branca, vermelha, verde e de caiena, esmagados no almofariz), volta-se a virar e a temperar. Baixa-se o lume, borrifa-se com um pouco de vinagre de vinho do porto (guloso, guloso) e deixa-se mais um bocadinho (pouco, um minuto, se tanto). Leva-se a costola ao prato de servir e acolita-se com batatas novas assadas com a sua (delas) casca e temperadas com azeite e alho esmagado e picado.


E na falta das alheiras, que não faltem costolas :)

Acompanhei com um fantástico Vallado Reserva 2005, de que tinha dado nota aqui.

* meio private joke...

1 comentário:

  1. Gostei muito desta tua costola e da converseta bem gostosa e levezinha como a Primavera... valeu a pena a espera!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar