quarta-feira, 11 de abril de 2012

Clarinhas de Fão [sem claras] no Forno

O título é propositadamente idiota, mas apenas porque quando se adaptam coisas mais que testadas sem saber bem o que se está a adaptar, o mais natural é saír algo inenarrável. Caso de tudo o que envolva milagres como sem ovos ou micro-ondas ou saudável (porque feito no forno) ou adaptado à bimby ou vegetariano [medo] ou sei lá mais o quê...

Nesta trilogia número 75, o tema que propus à Ana e ao Luís foi a chila, ou gila, como se diz a sul do Liz. E no saudável espírito de desenrascanço que norteia o tuga atrasei a minha contribuição até a corda quase rebentar, ou seja, já o Luís tinha apresentado umas fantásticas Clarinhas de Fão e eu ainda não tinha feito nada. As clarinhas do Luís acabaram por ser um belo mote para fazer uma variação engraçada e despretenciosa.

A clarinha de Fão caracteriza-se por ter um recheio mais que guloso e saber a chila. Doce de chila e gemas de ovo! Simples mais simples não há. O recheio aparece envolto numa crosta crocante e o que há de mais crocante que a massa filo?

Massa filo de compra, uma folha de massa filo pincelada com manteiga derretida e dobrada a meio, voltada a pincelar e voltada a dobrar e a levar com duas colheres de sopa do recheio das clarinhas que explicarei abaixo e com a massa filo a dobrar sobre o recheio e a fechar-se num embrulho a fazer lembrar os pastéis de Tentúgal (e não, os pastéis de Tentúgal não se fazem com massa filo). Pousam-se as "almofadas" também pinceladas com manteiga por cima num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e levam-se ao já supracitado forno previamente aquecido a 210º C até a massa dourar. Retiram-se e depois de arrefecerem, polvilham-se com açúcar em pó.


O recheio é feito com cerca de 250g de doce de chila para 4 gemas de ovo. Misturam-se num tacho e levam-se ao lume brando, mexendo sempre, até a mistura engrossar. Tão simples, a provar que na simplicidade estão, muitas vezes, grandes coisas. E na trilogia 75, saíu o post 975 aqui no blog :) 

4 comentários:

  1. Que bem que te ficou assumires o espírito de desenrascanço e logo a seguir provar-nos como ele funciona bem...
    Umas trouxinhas lindas e tentadoras todas a rir e a mostrar o seu recheio super guloso...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. trouxinhas teria eu feito se soubesse :)

      assim, fiz:

      2pontos

      "pastéis de tentugal enriqueçidos com doçe de gila"

      PJ claro :)

      Eliminar
  2. Ainda há quem não goste de fusão (é uma cozinha fundida ;-), mas eis um exemplo da dita no seu melhor: um interior de Clarinha de outrora , num embrulho bem à Tentùgal tudo num ensemble que poderia lembrar os travesseiros da Casa Periquita de Sintra.
    É fundido, sim senhor!

    ResponderEliminar
  3. OS PASTEIS DE FÃO NÃO SÃO BEM ASSIM. TEM OUTRA FORMA E SÃO COBERTOS COM AÇUCAR EM PÓ. DAÍ A DESIGNAÇÃO DE CLARINHAS.

    ResponderEliminar