segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Açorda de Caranguejo Real

Há uns tempos que o supermercado onde sabe bem pagar tão pouco tem à venda umas patas de caranguejo real da Noruega congeladas. No outro dia comprei sem saber muito bem o que ia fazer com elas. Ainda pensei em fazer um arroz, mas depois lembrei-me de uma açorda que tinha feito há algum tempo e pronto, foi uma açorda feita assim:

Num tacho deitei água, um pouco de sal, pimenta, piri piri, louro e as patas do caranguejo e levei ao lume. Deixei cozer cerca de dez minutos, retirei as patas e descasquei-as; reservei a carne. Coei a água da cozedura e deitei-lhe pão em fatias finas. Noutro tacho, deitei azeite e dois dentes de alho esmagados. Deixei que o alho aromatizasse o azeite e retirei o alho. Juntei o pão e fui mexendo em lume brando. À medida que a água ia evaporando, fui adicionando mais água da cozedura do marisco. Quando a mistura ficou homogénea, juntei a carne do caranguejo, mexi e juntei um pouco de coentros picados. Acompanhou com um espumante Luís Pato Baga, um belo espumante a um preço muito cordato.







3 comentários:

  1. Que maravilha!!! Adoro o saborzinho do marisco, neste caso das patitas de caranguejo :)

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto delicioso, açorda é um dos meus pratos favoritos e de marisco adoro.Mais uma sugestão a ter em conta para essas patinhas de carangueijo:-)

    ResponderEliminar
  3. As patas de caranguejo tiveram 1 fim bem feliz! Sabes que há tempos também comprei umas patas de caranguejo do Alasca, assim grandonas, e depois fiquei sem saber o que lhes fazer... acabaram num arroz, mas açorda seria uma boa...
    Bom 2009 para ti e para os teus.

    ResponderEliminar