terça-feira, 25 de junho de 2013

Variações sobre uma Lasanha





Na sequencia de um post recente (este), apeteceu-me reensaiar a ligação do caril e do vinho tinto num estufado de vitelão picado, mas aqui numa lasanha.

Ingredientes (para 4 pessoas)

400 g de carne de vitelão picada
50 ml de azeite
uma cebola média
2 dentes de alho
1 colher de sopa de pó de caril (de rasa a bem cheia, conforme o caril e o gosto)
200 ml de polpa de tomate
1 dl de vinho tinto
1 dl de vinho branco
100 g de cogumelos de paris fatiados
200 ml de molho bechamel (feito na hora ou de compra)
5 placas de massa pré-cozida (usei as da Buitoni, com ovo)
queijo manchego ralado qb

Começa-se por picar a cebola e esmagar os dentes de alho. Deita-se o azeite no fundo de um tacho e junta-se a cebola e o alho. Deixa-se a cebola ficar transparente e junta-se a carne, mexendo sempre até que fique homogénea. Junta-se então o caril, envolve-se bem e adiciona-se o tomate. Deixa-se refogar um ou dois minutos e junta-se o vinho tinto. Envolve-se tudo e junta-se o vinho branco (as quantidades de vinho serão naturalmente a gosto e aqui usei a mesma quantidade dos dois para não ficar com uma cor muito carregada. Quando se junta o vinho branco deve ter-se em atenção que o estufado deverá ficar bem humido para melhor cozer a massa pelo que se poderá juntar mais um pouco). Deixa-se em lume brando durante quinze minutos. Se se usarem cogumelos frescos, juntam-se, envolve-se tudo e deixam-se estufar uns dois a três minutos; se de lata, juntam-se e está pronto.

Uma boa dica para a lasanha é utilizar um tabuleiro com as dimensões o mais proximas possivel das placas de massa (um mais pequeno para uma só placa ou um maior para duas) por forma a minimizar o molho de que se precisa para cobrir tudo.

Escolhi um tabuleiro apenas um pouco maior do que uma placa e deitei um pouco do molho da carne no fundo. Deitei então uma placa de massa, cobri com um quarto do estufado, um pouco de bechamel, outra placa, mais carne, mais bechamel e assim sucessivamente até perfazer as quatro camadas. Deitei então a quinta placa por cima e cobri com bechamel, finalizando com queijo manchego ralado na hora.
Levei ao forno pré aquecido a 160º C durante uns vinte minutos coberto com filme de alumínio, retirei o filme e subi a temperatura para os 180º C. Deixei ficar até dourar (cerca de sete minutos foram suficientes). Servi com uma salada.


Para acompanhar este prato de sabores bem marcados escolhi um branco do Douro, o Planalto Reserva de 2012. Este é um daqueles vinhos que de tão clássicos tendem a ser esquecidos, mas que são sempre valores seguros. Este 2012 está muito porreiro e acompanhou bem o prato. Custa pouco mais de quatro euros, sendo por isso uma boa compra.


sábado, 22 de junho de 2013

Tons de Duorum Branco 2012



Este Tons de Duorum é um branco do Douro Superior resultante da parceria de João Portugal Ramos com José Maria Soares Franco e conhece a sua terceira edição nesta colheita de 2012. É feito com Viosinho, Rabigato, Verdelho, Arinto e Moscatel e está um vinho cítrico e fresco, com boa acidez, fácil de beber e de gostar. Uma boa escolha no segmento dos vinhos abaixo dos quatro euros. Bebi-o a acompanhar um pudim de bacalhau com azeitonas, feito assim:

2 ovos
50 ml de polpa de tomate
100 ml de natas
100 gr de bacalhau em lascas
20 gr de azeitonas descaroçadas
cebolinho picado qb
1 colher de sopa de farinha de trigo

Bati os ovos com as natas e a polpa de tomate, juntei os restantes ingredientes, envolvi tudo e levei ao forno pré aquecido a 170º C em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.



(vinho enviado pelo produtor)

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Esparguete e o Vitelo estufado com ar de Caril numa Trilogia




Tem havido alguma intermitencia minha nestas trilogias, mas às vezes é mesmo preciso. Nesta semana em que se cumpre a trilogia número 137 com a Ana e o Luís, o tema é a massa e apeteceu-me partilhar uma variação de uma proposta que tinha deixado aqui, há dois meses, mas numa versão sem maçã e com vinho tinto no estufado de carne (a sugestão da Ana) numa outra variação possivel do esparguete à moda de Bolonha.

Comecei por pedir para me picarem um pedaço de carne de vitelão no talho (cerca de 150 gramas por pessoa é mais que suficiente, se se quiser juntar cogumelos de paris, frescos ou de lata, 100 gramas por pessoa chega e sobra). Comecei por cobrir o fundo de um tacho com azeite, juntei uma cebola picada grosseiramente, um dente de alho esmagado e quando levantou fervura, sal qb, uma colher de chá de caril em pó e um pouco de pimenta preta moída. Fui mexendo durante cerca de um minuto e juntei a carne picada, mexendo sempre até a carne estar no ponto. Cobri então com vinho tinto e reduzi o lume para o mínimo.

Cozi esparguete, escorri-o e reservei. Quando a carne estava estufada (cerca de vinte minutos), deitei esparguete no prato, a carne e seu molho e finalizei com queijo mozarella ralado (o sabor forte do estufado desaconselha o uso de queijos de sabor intenso, como o parmesão).



Para acompanhar escolhi um espumante de 2010 rosado e bruto, bom e barato. Produzido para o Pingo Doce pelas Caves da Montanha, custa três euros e é fresco e agradável de beber. Simples e porreiro, gosto.