quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Provas #15


Não é fácil fazer um alinhamento de vinhos. Vai-se fazendo por tentativa e erro...


Aqui, começou-se com um Freixenet, o da garrafa preta, que se encontra a pouco mais de cinco euros em quase toda a parte. Porreiro, fresco, para beber sem pensar muito. 

O Cinética 2013 é um branco do Douro, feito com as castas tradicionais provenientes de vinhas velhas plantadas a mais de quinhentos metros de altitude ali na margem esquerda do rio Pinhão, com fermentação e estágio em madeira usada, durante quase um ano. Madeira no ponto, a marcar pouco o vinho e dar-lhe complexidade. Bebe-se muito bem, mas de certeza que vai ganhar com dois ou três anos de guarda (garrafa enviada pelo produtor). 

Quinta de San Joanne Terroir Mineral 2011. Um vinho do João Pedro Araújo que pede meças ao tempo (notas de prova aqui). Ainda há muita gente que "destingue" os vinhos verdes dos "maduros" sem saber que é da Região dos Vinhos Verdes, no Nordeste Lusitano que se fazem dos melhores brancos. Este estava ainda muito novo. Verde Branco para beber com dez anos... (Gostei, naturalmente, mas só vamos ver o que que o vinhovale daqui a uns três anos. Grande vinho).

Quinta das Bágeiras Avô Fausto tinto 2010. Foi a primeira edição dum vinho que se pretende fácil de beber em novo, ao contrário dos Garrafeiras e do Pai Abel, que aguentam anos em cave. Este em novo estava muito porreiro e elegante, mas sete anos após a colheita, deslumbrou. Um Vinhão... Mário Sérgio a mostrar que é o Enfant Terrible da Bairrada.

Para terminar, o Baga Bairrada das Caves Aliança. Bolhas honesto e a um preço muito interessante (a rondar os sete euros), é dos meus BB preferidos.  






Sem comentários:

Enviar um comentário