terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Vinhos, apenas...




 
Estou a gostar de brancos com alguma idade, bolhas de Baga e Portos aloirados.
 
Num almoço recente, abrimos estes vinhos:
 
  • Espumante Rama&Selas BB (Baga Bairrada). Porreiro, mas falta-lhe "punch" ou alma ou qualquer outra coisa. Mas sabe bem; custa uns oito euros e pede copos sérios. Esqueçam as flutes...
  • Arinto Campolargo 2011; está um vinhão. Dá grandes vinhos em Bucelas, mas não fica mal na Bairrada.
  • Quinta do Rol branco 2008. Um branco de Lisboa a precisar de tempo para se mostrar. Não se bebe um branco destes todos os dias...
  • ZOM Reserva 2012. Touriga Nacional, Touriga Franca e outras castas de Vinhas Velhas. Custa cerca de oito euros e não desilude ninguém.
  • Quinta das Bágeiras Garrafeira branco 2004. Vinho de sonho, feito pelo Mário Sérgio Alves Nuno. Um dos melhores vinhos portugueses. Grande, Grande, Grande...
  • Ramos Pinto Quinta da Ervamoira 10 anos. Meia garrafa (375 cl) com estágio de vinte anos na garrafinha (engarrafado em 1996) estava muito decente. Outro vinho que dificilmente se encontra. Vou provando aloirados com algum tempo e garrafa e gosto...
 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Regresso das Trilogias. Empadinhas Bolanheiras

Quando eu, a Ana e o Luís iniciámos este projeto Trilógico, a 10 de Novembro de 2010, não imaginava que ia ser tão "querido".
A ideia nem era má de todo, mas deu enorme gozo a todos, os que cozinharam e os que foram seguindo as nossas abordagens aos desafios que fomos lançando semanalmente.
Nesta segunda série, fui egoísta e não dei a prioridade à senhora; fui eu a lançar o tema e esse foi:

"Empadas, Empadinhas e Empadões"
 
Claro que o próximo tema será lançado pela Ana Gomes.
 
Para esta renovada trilogia, fiz umas empadinhas, da vitela como se faz em Bolonha, cruzada com a nossa alheira (daí o nome Bolanheira)


 
Piquei uma cebola pequena e dois dentes de alho para um tacho. Cobri o fundo com azeite e deixei estrugir.
Adicionei sal, pimentas moídas, uma folha de louro, molho de malagueta e a vitela moída. Deixei uns 3 minutos e juntei uma alheira partida em pedaços pequenos, um bocado de polpa de tomate e fui mexendo. Adicionei salsa picada e deixei a apurar enquanto fui tratar da massa folhada (de compra e do PD).
 

 
Untei o fundo duma forma de "queques" com azeite e cortei pedaços de massa folhada do tamanho da forma. Enchi as bases com a mistura e cobri com mais massa folhada, fazendo uns furinhos para o vapor do recheio sair. Bati um ovo e pincelei as empadas.
 
Levei ao forno pré aquecido a 250º C durante uns sete minutos (tempo para as empadas dourarem) e depois cobri com filme de alumínio e desliguei o forno. Deixei mais uns dez minutos e servi.
 
Com uma salada de alface e tomate e umas azeitonas pretas a compor o ramalhete.

 
No copo, um Prova Régia Reserva 2013. Um Arinto de Bucelas fantástico e barato. Estes vinhos precisam de tempo, mas este já se bebe muito bem.