terça-feira, 16 de agosto de 2016

Papa Figos Tinto 2014



 
Este Papa Figos veio colmatar um vazio que existia nos vinhos tintos da Casa Ferreirinha, entre o mais que conhecido Esteva (que custa cerca de quatro euros) e o Vinha Grande (com PVP a rondar os dez euros). Tem um PVP recomendado de cerca de seis euros e é feito com castas "naturais" no Douro, a saber, a Tinta Roriz, a Touriga Franca, a Touriga Nacional e Tinta Barroca. Com assinatura de Luís Sottomayor, enólogo da Casa, é um vinho bem feito, equilibrado, com boas notas de fruta bem madura, mas sem ser compotada e ligeiro cacau. A passagem por madeira vem dar alguma complexidade a este vinho que é fácil de beber e bastante amigo da mesa.
Fácil de beber e fácil de encontrar (em garrafeiras e supermercados) é uma das boas opções ao preço, sobretudo pela aptidão gastronómica que demonstra.  

 
Provei-o com um naco de pá de porco marinada em vinho tinto e alhos e estufada, com um arroz de legumes e uma salada a acompanhar. Gostei.
 
(vinho enviado pelo produtor)
 

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Os Sossegos da Vidigueira e da Sogrape



 
A Herdade do Peso, ali na Vidigueira, propriedade da Sogrape, lançou uma nova gama de vinhos chamados de Sossego e assinados pelo enólogo Luís Cabral de Almeida. Com um PVP recomendado de € 4,99, ficam ali entre os Vinha do Monte e os Herdade do Peso colheita e o Trinca Bolotas.
 
O Rosado, feito de Touriga Nacional é fresco e descomplexado, amigo de conversa se servido como welcome drink e da mesa a acompanhar entradas várias. Tem boa aptidão gastronómica, por isso vai bem com saladas, pataniscas de bacalhau e coisas assim. Porreiro.
O Branco, feito com Arinto, Roupeiro e Antão Vaz e ao contrário do que referem na press release, não parece Alentejano; nada pesado, fresco, com boa acidez, fica muito bem na mesa a acompanhar uma alheira grelhada ou peixes gordos no forno.
Já o Tinto, feito com Touriga Nacional, Aragonez e Syrah, com leve estágio em madeira, pede um ensopado de borrego.
 
Vinhos com boa aptidão gastronómica, baratos e fáceis de beber, agradam.

 
(vinhos enviados pelo produtor)