terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Reguengos Licoroso 2010



 
É sempre uma aventura fazer vinhos fortificados fora do Douro, da Península de Setúbal ou da Ilha da Madeira, mas a CARMIN faz este licoroso em Reguengos de Monsaraz. Este vinho da colheita de 2010 ainda está muito marcado pela madeira do estágio, mas tem frescura e não cansa. Porreiro para guardar uns anos ou beber já a acompanhar castanhas assadas ou uma boa conversa. Tem um PVP recomendado de dez euros e merece prova atenta.
 
 
(vinho enviado pelo Produtor)
 

Vila Santa Reserva 2013




 
João Portugal Ramos é um enólogo com muitos anos de trabalho em quase todas as regiões vinícolas de Portugal, mas o seu Vila Santa continua a ser a principal imagem de marca. Este reserva 2013, feito com Aragonês, Touriga Nacional, Syrah, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, estagiado durante nove meses em meias pipas, está fantástico para ser bebido agora ou daqui a uns anos. Fresco e com boa acidez, é um vinho que só não agradará a quem não gostar de um belo vinho tinto. Sábia mistura das castas, como é apanágio em JPR, é um dos melhores vinho ao preço (ali pelos dez euros).
 
Acompanhou prazeirosamente um naco de pá de porco, assado no forno, com as mandatórias batatas e uns grelos cozidos.

 
(vinho enviado pelo Produtor)
 

Cistus Reserva 2011



 
 
26.718 garrafas de um vinho de Manuel Angel Areal, feito no Douro Superior, com 42% de Tinta Roriz, 38% de Touriga Nacional e 20% de Touriga Franca. Estagiou 14 meses em madeira (carvalho americano e francês), tem 14,5º de álcool e um PVP recomendado de dez euritos. Não é vinho para meninos, apesar dos 3 anos de estágio em garrafa. Taninos ainda bem presentes a denunciar que merece que se espere por ele, mas tem boas notas de fruta a equilibrarem a tosta da madeira e muita frescura. Ao preço, é uma das boas escolhas para acompanhar uma vitela das terras de Miranda feita no púcaro de barro preto, com batatas a murro, bom azeite transmontano e uns grelos a acompanhar.
 
 
(vinho enviado pelo Produtor)