domingo, 29 de março de 2015

António Madeira Vinhas Velhas 2012

 
Depois de ter falado aqui do primeiro tinto do António Madeira e de o ter provado no simplesmente... Vinho deste ano, estava ansioso para o provar em casa, num almoço com amigos e com vinhos de produtores de quem gosto.
 

 
Começou-se por abrir um espumante branco das Bágeiras de 2012, a segunda edição que levou um bocado de Baga e que se bebe muito bem a solo, um belo espumante. Em seguida abriu-se um Quinta da Covada de 2011 em boa forma e que acompanhou bem uma açorda de bacalhau com legumes de que falarei um dia destes. Depois, com um estufado de carnes, abriu-se o Torre de Tavares 2008, porreiro, diferente do que se espera dum TN do Dão, a precisar de algum tempo, já que a madeira do estágio ainda marca o vinho. Antes de abrir o belo Quinta do Infantado Tawny 10 anos, com as sobremesas, abriu-se o António Madeira Vinhas Velhas 2012, ainda com a comida.
 
Vinho feito duma vinha velha de castas misturadas, vinificado na Quinta da Pellada de Álvaro de Castro e comercializado pela Niepoort Projetos, é um vinho profundamente elegante, cheio de caracter e de complexidade aromática, fugindo aos estereótipos dos vinhos de topo do Dão tourigados. Como o António disse, é diferente do 2011, mas parecido, refletindo o ano da colheita, sem maquilhagem. Grande aptidão gastronómica, boa capacidade de evolução em garrafa, é um vinho a conhecer por qualquer aspirante a enófilo esclarecido.
 

domingo, 22 de março de 2015

Casa de Cello - A excelência dos vinhos da Quinta de San Joanne





 
A Casa de Cello é uma empresa familiar que se dedica à exploração vitivinícola desde o inicio do século passado, tendo um dos proprietários, João Pedro Araújo, já nos anos 80, reformulado toda a atividade e modo de produção.
Reorganizou a estrutura existente com o objetivo de implementar as melhores praticas vitícolas e enológicas, por forma a potenciar a expressão do "terroir" nos seus vinhos.




 
O produtor e anfitrião João Pedro Araújo que amavelmente nos recebeu na Casa de Cello, propriedade da família há mais de um século e que aceitou o desafio de se fazer uma prova vertical dos vinhos da Quinta de San Joanne.
 
 
Quinta de San Joanne, Terroir Mineral, 2013.


Os vinhos da Quinta de San Joanne estão divididos em três patamares: O Terroir Mineral, o Escolha e o Superior. São vinhos feitos com alma e na busca da perfeição que transmitem o terroir e uma viticultura de excelência, sem madeira ou maquilhagem.
 
 
Quinta de San Joanne, Escolha, 2003 - Impressionante a juventude e frescura deste vinho do ano de 2003.


 
A totalidade dos vinhos provados, quer dos Terroir Mineral quer dos Escolha, apresentou-se em excelente forma e a  revelarem uma capacidade de evolução notável que os coloca no patamar dos Grandes Vinhos Brancos que se fazem em Portugal. 

 
Os Quintas de San Joanne, Superior, colheitas de 2005, 2007, 2009 e 2012.

 
A excelência do Quinta de San Joanne, Superior, 2007 

 

 
Obrigado pela prova, visita e, essencialmente, pela partilha da paixão e da excelência dos vinhos da Quinta de San Joanne.

sábado, 21 de março de 2015

Saló ou os 720 dias no Pipo - Quinta da Murta Rosado Touriga Nacional 2012


Este é um vinho provocador. Provoca o consumidor "normal" dos vinhos abaixo de dois euros que não o deve sequer provar e provoca qualquer enófilo esclarecido que o consiga comprar. Na verdade, vinificar uvas de TN em Bucelas e em rosado e depois deixar o vinho a estagiar quase dois anos em madeira parece de loucos...

 
Mas o Hugo Mendes, aprendiz de feiticeiro, arriscou, fez o vinho e conseguiu o selinho de aprovação - Vinho Regional de Lisboa.

 
Mas o que importa aqui não é a conquista do selo, é o veredicto de quem prova e como bem se sabe quem prova, muitas vezes pensa que prova e dá asneira. E este vinho podia bem ter sido arrasado pela critica. Não foi e teve uma aceitação que o próprio papá do vinho apenas esperava.
 
Muito fora do que estamos habituados, não é um rosado de esplanada nem de comida oriental, antes um bom companheiro para coisas com carne. Provei o vinho a acompanhar uma sandocha de carne assada a ver um filmão e soube-me pela vida.
 
Venham mais vinhos desses que o povo agradece :)