quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Ribeiro Santo Encruzado 2014 | Lombo de bacalhau confitado, batatas a murro e salada de época...




 
Carlos Lucas não sabe fazer maus vinhos. Parece que tudo em que toca sai bem. Pode-se dizer que os seus vinhos podiam ser menos diretos, menos óbvios, mas da qualidade, ninguém se pode queixar.
É o caso deste Encruzado.
Não deslumbra (se calhar daqui a meia dúzia de anos a conversa será outra), mas tem um preço cordato (pouco acima dos cinco euros) e tem tudo o que se espera de um Encruzado do Dão: boa acidez, frescura, alguma mineralidade aliados a um bouquet interessante, com notas muito ligeiras da madeira e um bom volume de boca.
 
 
 
Acompanhou galhardamente um lombo de bacalhau confitado em azeite, com umas finas tiras de pimento vermelho, alho picado, pimenta preta e um pouco de pimenta de caiena, acompanhado de batatas novas assadas com pele, abertas e regadas com o molho e uma bela salada.
 
A salada foi feita com tomates cereja, de rama e coração da horta do meu pai, sem passarem pelo frio (quanto a isso, deixo o linque para o blog do Luís que melhor explica), pepino e cebola, temperados com flor de sal, vinagre e azeite de Murça (de que deixei nota aqui). Deixa-se tudo a ganhar gosto numa saladeira durante meia horita, mexendo de dez em dez minutos e antes de servir, junta-se alface e envolve-se.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário