sábado, 31 de maio de 2008

Lombo de Atum em Confit de Presunto e Redução de Marinada com Croquetes de Espinafres e Feijão Frade

O título podia ser menos pomposo...
Este atum ficou a marinar em laranja e balsâmico; numa frigideira, confitei a parte gorda de um bocado de presunto até obter a gordura para fritar o atum; reservei os torresmos do confitado e a marinada, passei o atum por papel de cozinha e deixei alourar na gordura.
Á parte cozi espinafres e abri uma lata de feijão frade; fiz umas bolinhas e passei por farinha de trigo e levei a fritar em óleo quente.
Quando o atum estava cozido, reservei e juntei a marinada à gordura e deixei reduzir até este ter a consistência desejada. Servi a acompanhar um Poeira de 2001 (um daqueles vinhos que não se esquecem...)








sexta-feira, 30 de maio de 2008

José Bento dos Santos - A Quinta do Monte d'Oiro e o Sentido do Gosto










José Bento dos Santos é uma figura incontornável do mundo dos vinhos e da gastronomia.
Que produz dos melhores vinhos portugueses na Quinta do Monte d'Oiro, não há dúvidas.
O programa, O Sentido do Gosto, que passa na RTP 1 às terças feiras a seguir ao telejornal revelou um magnífico comunicador e um profundo entendedor das artes da cozinha...

As Francesinhas do Bufete Fase

O espaço é mínimo, mas encerra segredos que explicam o seu franco sucesso - que se baseia no facto de ser uma das melhores (talvez mesmo a melhor) casas de francesinhas da Cidade Invicta. Inventada na década de 60 por um ex-emigrante em França - que se terá inspirado no «croque-monsieur» gaulês -, a francesinha é um substancial conglomerado de pão, carnes, enchidos e queijo que, depois de bem tostado, é positivamente afogado num molho grosso e fortíssimo de picante que só se acalma com imensa cerveja. Ao que tudo indica, as «pequenas francesas» produzidas no Bufete Fase têm o seu principal segredo não só no molho - o que é uma circunstância normal - mas também na qualidade do pão e na forma como este é previamente torrado. in "expresso - boa cama, boa mesa.

Este texto diz quase tudo. As francesinhas são do melhor que já comi. Temos pena que o espaço seja tão pequeno, que as batatas sejam pré fritas e congeladas e que não haja uma escolha de cervejas de acordo com a excelência do prato; resta sempre a possibilidade de comprar e degustar em casa...



quinta-feira, 29 de maio de 2008

Favas à Moda da Gândara

Estas favas são feitas do seguinte modo:

Num tacho, põe-se as favas a cozer com algumas batatas cortadas em rodelas.
Numa sertã, deita-se banha de porco e frita-se entremeada de porco, chouriço e morcela.
Cozem se ovos.
Quando as favas estiverem cozidas, escorre-se a água e junta-se as carnes e a gordura da fritura e abana-se o tacho; junta-se os ovos cozidos cortados às rodelas e folha de alho cortada pequena e serve-se imediatamente.
Acompanhou com um "Tempera" 2001, da Quinta do Monte d'Oiro.




quarta-feira, 28 de maio de 2008

Um Barman Engenheiro

Recebi esta imagem por email e não resisti a partilhá-la aqui...


Um Caldo de Dois Verdes

Os verdes são as favas e as couves e esta receita é uma derivação do caldo verde...
Numa panela com água, deito um chouriço (convém que seja de boa qualidade), algumas batatas, favas e uma cebola. Quando os legumes estiverem cozidos, retiro o chouriço e passo a varinha. Corto o chouriço em rodelas e volto a deitar na panela, juntamente com a couve cortada (normalmente corto a couve com cerca de 2 mm). Escaldo a couve e sirvo com um fio de azeite e umas folhas de hortelã.
A base feita com batata, favas e cebola fica muito macia e cremosa e o toque final da hortelã dão um sabor muito especial a este caldo.




terça-feira, 27 de maio de 2008

Viseu Gourmet VIII - O Fim

Bem, depois desta "maratona" de post's, só posso dizer que fiquei a ver Viseu por um copo...
Espero que tenham gostado desta "reportagem".


Viseu Gourmet VII - Ljubomir Stanisic

O Show Cooking do Chef Ljubomir Stanisic, actualmente no Restaurante 100 Maneiras em Cascais foi uma surpresa fantástica...

Começou por confeccionar umas migas de marisco com salmonetes servidas em lata de conserva sobre base de ardósia, fez umas vieiras na chapa que foram a base de xisto com uma brasa e com uma mistura de uma farinha (não me lembro do nome) com óleo de pevide de abóbora, um lavagante sob campanula de fumo e terminou com umas espetadas de foie-gras com chocolate e algodão doce a envolver...
Em suma, uma cozinha surpreendente, algo desconcertante por vezes, mas maravilhosa.













Viseu Gormet VI - Chakall

Do Programa de Sábado fazia parte:

CURSOS CULINÁRIOS 3

15H30-16H30 | Truques e receitas culinários | Chefe Chakall

Não deu para ficar muito tempo, mas seguem algumas imagens...



Viseu Gourmet V - Os Be-Dom

Os Be-Dom animaram a Festa...





Viseu Gourmet IV - Os Mimos

Sem palavras...






Viseu Gourmet III - O Escanção (Marco Valente)

O Escanção de Serviço foi o Marco Valente a quem agradeço os conselhos que foi dando ao longo das provas e as conversas bem interessantes sobre o mundo do vinho em Portugal.




Viseu Gourmet II - A (R)evolução do Petisco

O Programa da noite de Sábado foi a (r)evolução do petisco; a comida foi confeccionada por alunos de Escolas Profissionais de Hotelaria.
Foi um jantar volante bem engraçado...