segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Feijoada de Búzios

Gosto bastante de búzios e nesta altura do ano sabe bem conciliar os sabores do mar com "comida de tacho", por isso decidi fazer uma feijoada.
Comprei os búzios já cozidos (apenas lhes dei uma escalfadela para os retirar mais facilmente da casca), cozi feijão, alourei cebola, juntei tomate e pimento, os ditos e deixei apurar; juntei o feijão com água onde cozeu e couve cortada fina e ficou em lume muito brando; à parte fiz um arroz de nabiças que foi ao forno...





Irish Coffee

Esta bebida constitui uma bela forma de acabar uma refeição. Café, natas e Irish Whiskey (recomendo o Black Rush da "Old Bushmills").

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Creme de Chocolate

Este doce é uma espécie de Mousse, mas sem as claras batidas; assim, uso uma barra de chocolate (Pantagruel, 200 g) partida em pedaços (com uma faca, tendo o cuidado de os fazer de tamanhos diferentes), junto um bocado de natas e levo ao microondas a derreter o chocolate (deixando pedacinhos por derreter). Vou juntando ovos inteiros e mexendo com a batedeira (4 a cinco ovos). Vai ao frigorífico e serve-se. Absurdamente simples...



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Variações sobre o Polvo Guisado à moda de São Miguel

_esta é a transcrição da receita, in "Cozinha Tradicional Portuguesa":




_esta é a minha variação:

Cozi o Polvo em água e sal, com uma cebola; depois de cozido cortei em pedaços e reservei.
Alourei cebola, alho e pimento em azeite, juntei tomate em cubos, umas rodelas de chouriço cortadas muito finas, louro e deitei o polvo; juntei um bocado da água de cozer o polvo, vinho branco, pimenta, colorau e um toque de balsamico; deixei apurar e juntei cenoura às rodelas e as batatas; antes de servir juntei oregãos.
Acompanhou com um Singularis 2004, do Paulo Laureano.





Buck's Fizz

O Buck's Fizz é uma bebida feita com espumante e sumo de laranja.
Foi criada em 1921 pelo Sr McGarry, barman do Buck's Club de Londres.



domingo, 17 de fevereiro de 2008

Entrecosto de Porco no Forno

Pedi para me arranjarem a peça com a pele e com uns cortes na dita; no tabuleiro, deitei cebola às rodelas; fiz uma pasta com banha de porco, sal, colorau e alho e barrei a carne.
Deitei a carne no tabuleiro, juntei batatas pequenas e uns nabos; reguei com vinho branco e deixei assar. A carne estava uma delícia, no ponto certo de assadura; à parte cozi uns grelos que salteei em azeite e alho com um toque de balsâmico.
Acompanhou com um Vinha do Putto 2005, do Engº Manuel dos Santos Campolargo.







sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Esparguete à Bolonhesa

O esparguete à moda de Bolonha é daquelas coisas que toda a gente faz...
Este tem umas pequenas variantes; foi feito no tacho de barro, juntei umas tiras de pimento verde e usei queijo da serra curado e ralado com a faca (directamente sobre a banca da cozinha - é uma das minhas manias, não consigo usar a tábua), no fim foi ao forno a "quase-gratinar".
Acompanhou com um sumo de citrinos (usei laranjas, tângeras, tangerinas, clementinas e limões.







domingo, 10 de fevereiro de 2008

Lombo de Atum com Batatas Sem Nome

Sobre o Atum, pouco a dizer... estava na peixaria e tinha um ar tão fresco que comprei sem saber bem como o fazer; ainda estive a pensar nas variantes de cebolada ou estufado (ainda procurei inspiração na Maria de Lourdes Modesto e no Jamie Oliver...) mas optei por pôr a peça a marinar em sumo de tângera e um toque de balsâmico, temperando apenas com flôr de sal. Foi grelhado na chapa.
Quanto ao acompanhamento, tinha pensado em fazer um risotto e como associo o atum ao Algarve, lembrei-me dos figos (fui à despensa e não tinha). Desisti do risotto e pensei nestas batatas:

No tacho de barro fiz uma cama de cebola e juntei azeite; deixei a cebola ficar translúcida e juntei um tomate e uma folha de louro em pedaços pequenos; juntei as batatas com pele cortadas em tiras finas e deixei a estufar, mexendo de vez em quando (sim, com uma colher de pau). O líquido da cebola e do tomate, juntamente com o azeite foram suficientes para as batatas ficarem uma delícia.

O vinho escolhido foi o Dorado 2005, que está no post abaixo...








O Dorado 2005

Este vinho de 2005 conseguiu "arrasar" a concorrência de 2006 numa prova de Alvarinhos feita em 2007. Realmente, com uma pontuação de 18 valores, tinha que ser muito bom (melhor que o Soalheiro...). Tem um perfil um bocadinho diferente, mas é fantástico (e está em promoção no Jumbo do Parque Nascente, a € 8,99).

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Butelo com Feijocas e Grelos

O Butelo, ou chouriço de "ossos", é uma especialidade transmontana, na qual entram pedaços de entrecosto com o osso e as cartilagens (ver Cozinha Tradicional Portuguesa, da Maria de Lourdes Modesto). Normalmente acompanham com cascas, que são as feijocas com a casca. Como não consegui arranjar, comprei feijocas já cozidas e acompanhei com grelos. Tenho que confessar que este chouriço é uma maravilha...

Para acompanhar, escolhi um Quinta do Moínho, do Engº Luís Pato, de 1998, ainda em excelente forma (acho que mais dez anos não lhe farão grande mossa), com 13,5º de álcool, um Baga magnífíco. No contra rótulo:

Duma vinha sita em São Lourenço do Bairro, onde plantei 28.000 videiras da casta BAGA foram criadas 11.500 garrafas de 750 ml e 100 garrafas de 150 ml durante a colheita de 1998.

Criado e engarrafado por Luís Pato. Anadia, Portugal









quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Uma Espécie de Cozido

No outro dia vi uns "ouvidos" de porco fumados (apanha a orelha e mais um bocadinho à volta) com um aspecto tentador - tenho que confessar que gosto muito de orelha de porco ou polvo cozido com molho verde servidos como entrada e o propósito inicial da compra foi esse. Contudo, apeteceu-me fazer um "cozido" e os ditos saltaram para o tacho depois de lavados e cozeram; lembrei-me de juntar umas morcelas (que são uma espécie de morcelas, mas também podem ser chouriços de sangue, feitos em casa - oops, não se podia dizer) e que são óptimas, cozidas ou grelhadas e um bocado de vitela (ainda estive para juntar um bocado de frango, mas depois não me apeteceu).
Tirei as carnes depois de cozidas e usei a água para cozer cenoura, couve e tagliatelle; fatiei os "ouvidos" finos (quanto mais fino melhor) e as morcelas e servi esta espécie de cozido com um Montes Claros Reserva 2004 (muito bem cotado e a um preço excelente - confesso que há meio ano não me surpreendeu por aí além - e agora em crescendo de forma).




domingo, 3 de fevereiro de 2008

Bochechas de Porco Bísaro Grelhadas com Batatas Fritas e Ervas

As bochechas são uma das minhas partes preferidas do Porco; são deliciosas apenas grelhadas e temperadas com flor de sal; neste caso, a companharam com batatas fritas em rodelas e nabiças salteadas; o vinho escolhido foi o "Herdade do Porto da Bouga Reserva 2006", que se revelou bem interessante para o preço...