quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Azedos de Izeda em Pão de Carção e Bróculos

Este Pão é dos melhores que conheço; o Azedo é uma espécie de Alheira, mas com menos Pão; assim, grelhei o Azedo, torrei uma fatia de Pão e cozi Bróculos; no prato, dispus o Azedo sobre o Pão (no qual tinha passado um fio de azeite) e acompanhei com Bróculos.





terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Veado com Pleurothus, Couve Portuguesa e Feijão Branco

Tinha uma peça de veado e lembrei-me de a fazer com pleurothus (uns cogumelos bem interessantes, daqueles que se podem comer mais que uma vez) e feijão; Assim, num tacho de barro, alourei cebola em azeite, juntei o veado cortado em pedaços e uma morcela às rodelas, deixei apurar, juntei um tomate cortado grosseiramente e um bocado de vinho tinto; juntei os cogumelos e o feijão (previamente cozido); à parte cortei couve portuguesa muito fina e juntei. Servi com um bocado de farinha de mandioca.






segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

uva + azeitona + vitela + batata + cenoura + couve + água + terra + ar + fogo = um jantar

_este final de tarde foi o mote para o jantar...
_das uvas vieram os vinhos do Sr Dirk Van Der Niepoort, um Redoma Branco 2005, um Redoma tinto 2002 e um Batuta 2003;
_da azeitona veio o São Bruno (Cartuxa) que ajudou a assar a vitela e a aromatizar os veggies;
_da vitela veio uma parte do cachaço que assou no forno;
_da batata, cenoura e couve cozidas veio o acompanhamento para a vitela;














sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Vitela em Pão de Mistura com Ananás, Kiwi, Morangos e Nabos

Como tenho tido oportunidade de comprar Vitela Mirandesa (que é uma maravilha), lembrei-me de saltear um bife em azeite, guardar o dito para saltear ananás, kiwi, morangos e nabos pequeninos; à parte cozi as folhas do nabo e servi sobre uma fatia de pão de mistura; Acompanhou com um excelente Vallado Reserva 2003.







segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Cabidela de Frango

O frango de cabidela é um dos meus pratos preferidos, na versão "arroz de cabidela" (é chato é quando sobra, porque aquecido é uma porcaria) ou na versão "coq au vin" (mais requintado, com cogumelos e acompanhado com batatas cozidas e salsa picada). Este foi feito como se fosse para um arroz, ou seja, aloura cebola, junta o frango, aloura o frango, junta um copo de vinho do porto, água, deixa estufar e antes de servir incorpora o sangue em vinho ou vinagre. A acompanhar, um puré de batata e salsa picada.


terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Vitela Mirandesa, Papas Laberças e Dado

A base deste jantar foram umas peças do cachaço de Vitela Mirandesa (esta é mais que certificada...) que tinha comprado em Mogadouro.Resolvi assá-la no forno, com apenas um fundinho de azeite no tabuleiro de barro e temperei apenas com flôr de sal. Pensei em acompanhar com uns chícharos, mas, folheando a Cozinha Tradicional Portuguesa, vi uma receita da Beira alta que me chamou a atenção, as Papas Laberças, que são uma espécie de sopa, mas neste caso fiz umas pequenas alterações. Pega-se num molho de nabiças, corta-se como se fosse para caldo verde e leva-se a cozer em água, azeite, sal e pimenta; depois de cozidas, juntar farinha de milho dissolvida em água quente; a quantidade de água utilizada determina a consistência destas papas. Resolvi deitar as nabiças numa sertã com um pouco de azeite e juntar farinha de milho sem adicionar água. Assim, em vez duma papa, ficaram mais umas migas.

Como a carne é excelente e as papas/migas ficaram com um aspecto fantástico, o vinho tinha que estar à altura. E que escolher? Com uma carne transmontana e umas migas beirãs, podia ser um vinho do Alentejo (qualquer coisa como um Vale do Ancho 2004 iria muito bem) por ser difícil escolher um Dão ou um Douro. Então lembrei-me duma velha ideia do Sr Rolf Van Niepoort de juntar o melhor dos dois mundos, o Douro e o Dão, que foi corporizada a partir de 2000 pelo seu filho, Dirk Van Niepoort (Douro) e pelo Eng. Álvaro de Castro (Dão), que a partir de lotes dos seus vinhos fizeram o Dado. Este vinho, pela legislação tem a categoria de "Vinho de Mesa" e não pode ter referência ao Ano de Colheita, Castas, Proveniência, etc; o que foi aberto é da colheita de 2000 e foi "o primeiro Dado". A sua excelência esteve à altura da comida. Ele há jantares assim...




segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Rodovalho Frito com Risoto de Romã e Sultanas

O rodovalho ficou a marinar em sumo de laranja; o risoto foi feito seguindo escrupulosamente as instruções do Mestre Jamie Oliver, embora a opção pela romã e pelas sultanas tenha sido minha (achei que ia ligar bem com o peixe); a salada, de rúcola foi temperada com um fio de azeite da Quinta das Tecedeiras (acabou...), umas gotas de balsâmico e flor de sal. Fritei o peixe em azeite (os aromas do azeite ligaram muito bem com o toque ácido da Laranja da marinada) e acompanhei com um rosé Altas Quintas Crescendo 2006.







sábado, 12 de janeiro de 2008

Uma Lasanha Apressada

No outro dia, depois de um passeio, hora de jantar... a vontade de ir para a cozinha era nula e a fomica apertava. Bem, lembrei-me de propor um jantar "pré-feito" sem ser fora de casa. A salada, rúcola, alfaces e tal com queijo de cabra em azeite aromatizado com ervas, a lasanha, comprada já preparada, foi só deitar no tabuleiro e levar ao forno, o Bical 2004 do Eng. Campolargo, um belo branco (curioso também o nº de série da garrafa).
Foi assim...






sábado, 5 de janeiro de 2008

Espumante Dom Ferro

Este Espumante Bruto da Quinta do Ferro é da Colheita de 2005, feito exclusivamente com a casta Avesso e tem 13,5º de álcool. Foi o Espumante da Passagem de Ano.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Gaspachos... Fora de Época

O Gaspacho Andaluz (reproduzo a receita do 12 Meses de Cozinha) é fantástico.
No outro dia fiz uma variante simplificada, ou seja juntei sal, alho, azeite e balsâmico no almofariz e fiz uma pasta. Cortei tomate, pimento, melão e pepino, juntei a pasta e um bocadinho da água e ralei com a varinha. Juntei água fresca, mexi e deitei em copos de vidro com um bocadinho de presunto e umas folhas de salsa... Foi uma entrada ligeira, simples e rápida.






quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Frango Recheado Assado no Forno

No outro dia resolvi preparar um frango (daqueles que picam mesmo no chão, deliciosos...) para um jantar. O que tinha estava inteiro e tinha sido aberto no peito; a minha ideia era fazê-lo recheado com umas... coisas, mas a tarefa afigurava-se complicada; ainda assim, piquei duas cebolas pequenas, juntei uma embalagem de patê de porco (Lidl), cogumelos laminados (de lata, para o efeito não era preciso melhor), sultanas, mel, uma beringela e um bocado de vinho branco e fiz uma pasta. Deitei a pasta para dentro do frango e cosi como pude (lamentavelmente acabaram as pilhas da máquina, não tinha o carregador e era tarde para saír para comprar pilhas novas pelo que não há fotos), reguei com sherry brandy, juntei uns pimentos vermelhos pequenos e levei ao forno...
Servi com tagliatelle e acompanhei com um Quinta de Foz de Arouce Vinhas Velhas de Santa Maria 2003 (o nome é tão aristocrático como este vinho assombroso - aliás, acaba de sair a colheita de 2005, da qual se diz muito bem).