sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ovos Mexidos com Espargos e Chouriço




 
 
 Revisitei aqui a combinação clássica dos ovos com espargos bravos, juntando chouriço e tornando a preparação um bocado diferente.
 
Comecei por arranjar os espargos, separando as cabeças e os extremos superiores das hastes, mais macios. Reservei e cortei o resto das hastes em rodelas finas e levei a saltear numa frigideira com um fio de azeite e umas rodelas de bom chouriço de carne. Entretanto, bati ovos (as quantidades são a gosto, naturalmente, mas dois ovos, duas rodelas de chouriço e uns quatro espargos parecem-me bem para uma dose individual).
 
Quando os espargos se apresentarem amaciados e o chouriço meio dourado (sem esturricar), juntei uma pitada de pimenta de caiena moída e uma folha de alho* picada. Juntei os ovos batidos, mexi até ficarem cremosos e antes de servir adicionei as cabeças e partes superiores dos espargos que tinha reservado. Envolvi tudo e servi, com umas azeitonas pretas a "enfeitar".
 
* a folha do alho que se usa nas favas à moda da Gândara não será o ingrediente mais fácil de encontrar, mas juntamente com a pimenta de caiena dá um toque muito especial a esta preparação.

1 comentário:

  1. Pois é...
    Nunca vi essas folhas de alho, só das cebolas novas...
    Adorei a misturada!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar