quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Risoto de Tomate Seco, Cogumelos de Paris e Chouriço de Porco Ibérico

Nesta trilogia número cento e dezasseis foi a vez da Ana sugerir o tema a mim e ao Luís: risoto. E o meu veio quase todo ele dos PIGS com uma ajuda gaulesa :). Tomate seco e queijo mozarela de Itália, chouriço de porco ibérico de Espanha e uns cogumelos de Paris de França. Da Irlanda veio música dos thin lizzy e da Grécia um iogurte para sobremesa :)  


Comecei por picar uma cebola para um tacho, adicionei azeite e um pouco de pimenta, chouriço espanhol de porco ibérico em rodelas e tomate seco em tiras e deixei refogar um pouco. Juntei então o arroz (arbóreo) e deixei-o fritar até ficar transparente. Juntei então um pouco de vinho para refrescar e quando o álcool se evaporou fui juntando conchas de caldo de galinha a ferver, uma de cada vez e mexendo até o arroz absorver o caldo. Quando o arroz estava no ponto, juntei uns poucos de cogumelos de paris conservados, tirei do lume e juntei uma noz de manteiga e um pouco de mozarela ralado, envolvi e servi, com um raminho de salsa a enfeitar.

6 comentários:

  1. Assim no preceito, marchava esse na categoria de amuse-bouche e depois o paizinho dele, conhecido pelo prato-que-se-veja!
    Agora chamares PIG ao tio Hollande... :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou explicar; por um lado é piada barata e por outro é toda uma viagem que se fez, da grécia, passando pelos alpes, parises da frança e pela nossa vizinha espanha :)

      Eliminar
  2. Depois de saber o qual tinha sido o "garfo" (sou fã de risottos) fiquei sem saber qual foi o "copo".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi água, mas com este prato, era capaz de gostar de abrir um espumante simples como um bruto das Caves de São João :)

      Eliminar
  3. Gostei muito deste teu risoto que até tem os meus amigos cogumelos... fartaste de viajar para conseguir juntar os ingredientes...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Belo risoto! Desta vez, apesar de o Luis Pontes, "contar" as receitas como ninguém, e de ter feito um risoto lindissimo, os ingredientes do seu são mais do meu agrado. Deve estar supimpa :) E a utilização do acrónimo tem a sua graça.

    ResponderEliminar