domingo, 30 de dezembro de 2012

Tintos das Bágeiras 2010


Depois do belíssimo Garrafeira de 2008, provei os tintos colheita e reserva, ambos de 2010 e oferecidos pelo Mário Nuno. 
O colheita tem 85% de Baga e 15% de Touriga Nacional. Não é vinho para meninos nem para todos os dias. Pede comida séria, como uma chanfana de cabra velha que até se pode fazer com o mesmo vinho, pelo preço (€ 4,25 na Garrafeira Nacional). É um Baga puro e duro, ligeiramente amaciado pelo tourigo, feito para a mesa. Gostei muito (garrafa nº 1.239 de 25.168 produzidas). 
O reserva tem 60% de Baga e 40% de Touriga Nacional, está um vinho elegante, com boa aptidão gastronómica e diferente da maioria dos vinhos do mesmo preço (€ 8,50, também na Garrafeira Nacional). Altamente recomendado (garrafa nº 22 de 7.529 produzidas). Estes vinhos foram provados num jantar onde pontificou um borreguinho no forno com as suas batatas, arroz dos miúdos e grelos salteados.


A rematar o jantar, um Special Reserve Port da Quinta do Javali. Um porto mais em força que em jeito que esteve muito bem com o Bolo Rei da Petúlia :) 



2 comentários:

  1. Este Garficopo anda muito copo e pouco garfo... resta-nos o babar com as fotos!
    Beijos e bom 2013!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma bela apresentação de deixar água na boca...
    Eu que agora sou fã dos Bageiras, lembro com graça o dia que provei o meu 1º reserva (2007), vinho muito elogiado... que não consegui tragar. Naquele tempo era fã de fruta com páu :)

    E o Bolo Rei da Petúlia... Dia 1, levantei-me cedo para comprar um fresquinho, apenas porque considero o melhor Bolo Rei que conheço ;)
    Neste momento faz-me companhia uma fatia, com umas "lágrimas" de Blandy's Alvada 5 anos!
    Abraço

    ResponderEliminar