sexta-feira, 20 de julho de 2012

Polvo com Feijão Branco | Beyra Quartz 2011

Esta é uma feliz ligação, a do polvo com feijão branco. Coze-se o polvo e corta-se em pedaços, reservando-se a água da cozedura. Leva-se um tacho de fundo grosso ao lume com uma cebola cortada em rodelas finas, uns dentes de alho esmagados, uma malagueta seca, pimenta a gosto e uma folha de louro. Juntam-se também umas rodelas de chouriço e deixa-se refogar em lume médio. Junta-se então um pouco de polpa de tomate e um pouco da água de cozer o polvo. Deixa-se uns minutos e junta-se o feijão cozido e o polvo. Deixa-se em lume muito brando uns vinte minutos, findos os quais se desliga o lume e se junta um pouco de salsa picada para refrescar. Serve-se assim ou com arroz branco a acompanhar.


Liguei este polvo com um vinho de 2011, das beiras e de Rui Roboredo Madeira. Feito com Síria e Ponte Cal de vinhas plantadas a 700 metros de altitude, é fresco, muito fresco. Gostei muito. E custa cerca de € 5,00.


1 comentário:

  1. Acreditas que nunca fiz feijoada de polvo? Com esta confissão ainda me arrisco a perder o «titulo de rainha dos mares», lol!
    O teu polvo parece mesmo tenro... bom, no ponto!
    Gosto daquele rótulo (podes rir que eu deixo...)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar