quarta-feira, 2 de maio de 2012

Feijão Verde na Trilogia 78

Trilogia 78, comigo a ditar o "tema" à Ana e ao Luís: feijão verde. Gosto muito dos feijões verdes da terra da horta junto aos poços gandareses (e que crescem no ar, embalados em canas, mas mais no verão) e cada vez gosto menos dos que encontro agora nos supermercados, vindos de marrocos, das estufas e que apesar de inchados da água, aparecem tesos e hirtos e quase sem sabor. Mas em Abril e em Portugal, é o que temos...

Jardineira com feijão verde é uma das minhas perdições, embora só tenha apresentado uma e de raspão (esta) e que até foi o tema da Ana. Apeteceu-me assim à ultima hora fazer uma variação ao tema da jardineira, mas aqui sem a vitela quasi mandatória nem as batatas. Até lhe podia chamar: [aproveitamentos] - massada, mas achei que para maçar já chegam os também quasi ubícuos parênteses rectos e as receitas que daí derivam (boring)...   


Aproveitei um naco de entrecosto de porco no forno (sobras) para fazer este prato. Desossei a carne e cortei em pedaços. Reservei. Num tacho de fundo grosso, deitei uma cebola grosseiramente picada, um fundo de azeite, dois dentes de alho esmagados e picados, pimentas almofarifadas, uma malagueta esmagada com os dedos e deixei a cebola ficar translúcida. Juntei então polpa de tomate (de conserva) e deixei mais uns dois minutos em lume esperto, mexendo sempre. Juntei uma cenoura em rodelas, umas vagens (o feijão verde), um copo de vinho branco e deixei levantar fervura. Baixei o lume para o mínimo aceitável e deixei que os legumes amaciassem (cerca de meia hora). Juntei então a carne, uns novelos de massa meada e água qb para a massa cozer. Ao fim de dez minutos, desliguei o lume e deixei mais uns minutos a harmonizar sabores.  




3 comentários:

  1. Ola, tudo bem?

    É só para avisar que o blog do nariz à boca voltou a reabrir. Abriu hoje! E gostaria de pedir para partilharem o link do blog no vosso site.
    Espero pela colaboração.

    Pode ser?

    http://donarizaboca.blogspot.pt/

    Abraço
    Raul Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Pois é, fiz jardineira sem ser das minhas perdições, nem de longe.. ainda menos de perto.
    Até que gostei desta tua fuga às batatas nesta pseudo jardineira.
    Rivalizando com o feijão verde estão mesmo as rodelinhas «hexagonais» de cenoura...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. o prato tem um ar de comida reconfortante, para estes dias frios e cinzentos que ainda se fazem sentir.

    aqui na minha terra usa-se fazer "vagens guisadas com batatas" que não é mais do que uma versão das ervilhas com ovos escalfados, mas feita com feijão verde em vez de ervilhas, e bem regada com vinagre na altura de servir.
    é uma coisa que gosto muito, um dia ainda hei-de fazer para postar no meu blog.

    ResponderEliminar