sábado, 3 de março de 2012

Galo Estufado | Quinta da Covada Reserva 2009

Este delicioso estufado foi feito com um galo middle aged, daqueles que picam no chão e tudo. Arranjado e partido em pedaços, foi ao tacho a alourar em azeite. Juntei-lhe cebola picada, alho esmagado e picado, pimenta de várias cores esmagada no almofariz, uma malagueta seca desfeita à mão e deixei tudo a rebolar. Juntei um pouco de polpa de tomate, vinho branco e um pouco de vinho tinto até cobrir a carne e deixei a estufar em lume muito brando. Ao fim duma hora juntei ervilhas e deixei que estufassem. Servi com batatas e nabos cozidos.

Para acompanhar este prato resolvi provar o Quinta da Covada Reserva 2009, do João Lopes Pinto. Este vinho, apesar de ir apenas na terceira edição, já é uma das referencias do Douro. Em edições anteriores tinha 20% de Touriga Nacional sendo o restante de vinhas velhas. Nesta colheita mantém os 20% de tourigo a que se juntam mais 20% de Touriga Franca, sendo o restante de vinhas velhas com predominancia de Tinta Roriz, Touriga Franca e Rufete.


Depois de devidamente arejado (uma hora no decanter - e neste vinho o arejo é obrigatório) saltou para o copo. Está, naturalmente ainda muito jovem, mas mantém o equilibrio de edições anteriores. Algumas notas florais, fruta, muita e boa e com os 14 meses de barrica perfeitamente integrados, é um vinho que vai evoluir muito bem. Daqui a um par de anos dará ainda melhor prova. É proposto a um preço muito cordato (cerca de € 15,00) para a qualidade do vinho. De notar ainda a assertividade do contra-rótulo. Informativo qb, não se perde em descrições e notas desnecessárias que aparecem em muitos outros e que em vez de informar, desinformam. Belo vinho, é pena ser tão pouco (pouco mais de 3.000 garrafas). 

1 comentário:

  1. Este pica no chão teve um final feliz! Nem imagino o sabor dos nabos neste ramalhete...
    tens ideias tu!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar