segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Coelho em Vinho Tinto | Pequenos Rebentos Touriga Nacional 3 Barricas Grande Reserva 2008

Há um princípio básico e incontornável na cozinha que diz que não se fazem excelentes pratos sem excelentes ingredientes. Apesar de tudo e ainda assim é possivel, com ingredientes banais e muita maquilhagem, fazer um bom prato. E se há poucos pratos de caça de que goste mais do que do coelho à caçador (refiro-me ao nome que se dá nas beiras ao coelho marinado em vinho tinto e estufado e não às preparações da estremadura, com vinho tinto e sangue, mas sem marinar e que são denominadas à caçadora), não é menos verdade que dificilmente consigo gostar deste prato quando feito com o banal coelho do aviário. Ainda assim e recorrendo à supracitada maquilhagem (neste caso, o estágio prolongado do coelho na marinada) consegue-se transformar o desinteressante laparoto num muito bom prato. 
Pegue-se num coelho, corte-se em pedaços e deixe-se a marinar durante quarenta e oito horas numa mistura de vinho tinto (60%), vinho branco (30%) e vinagre de vinho tinto (10%), juntamente com uns 6 a 8 dentes de alho esmagados, uma folha de louro e um raminho de salsa.
Leva-se uma frigideira a lume esperto com um pouco de banha e salteiam-se os pedaços do coelho, depois de escorridos da marinada. Deita-se a gordura num tacho, junta-se uma cebola picada e os alhos da marinada e deixa-se refogar uns minutos em lume médio. Junta-se um ar de pimenta e duas colheres de sopa de polpa de tomate e envolve-se tudo, deixando mais uns minutos. Junta-se o líquido da marinada e deixa-se estufar uns vinte minutos em lume brando antes de juntar o coelho (no caso de se usar coelho bravo, junta-se logo, mas no caso do coelho do aviário, que fica pronto mais rapidamente, convém libertar o alcool do vinho previamente). Junta-se então o coelho e a salsa (o ramo da marinada) e deixa-se estufar em lume muito brando durante cerca de quarenta e cinco minutos. Serve-se preferencialmente com batatas cozidas com a pele.  

 

E este foi o prato que escolhi para provar este novo vinho do Eng. Márcio Lopes, o Pequenos Rebentos Touriga Nacional 3 Barricas Grande Reserva de 2008. Um vinho extreme de Touriga Nacional feito no Vale do Mendiz numa edição limitada de cerca de 900 garrafas (comercializado em caixas de 2 garrafas, com um preço a rondar os € 38,00). Lindo ruby médio na cor, com o lado floral do tourigo pouco presente, com a madeira a aparecer com conta, peso e medida e com um bom corpo. Taninos presentes sem incomodarem e um longo final. É uma interpretação da Touriga Nacional no Douro que joga muito mais na elegância do que na hiperconcentração e muito na aptidão gastronómica. Um vinho muito interessante acrescendo que a reduzida quantidade que foi feita, o torna ainda mais especial. A decantação é obrigatória, já que tem algum depósito por não ter sido filtrado. 
  

1 comentário:

  1. Lembrei agora, com saudades, do coelho à caçador feito pela minha mãe e que era o melhor do planeta e arredores...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar