quarta-feira, 6 de julho de 2011

Salada de Sardinhas

Mais uma quarta feira, mais uma trilogia, a trigésima quinta. Salada, a sugestão do Luís a que eu e a Ana prontamente acedemos. E resolvi fazer uma evocação das sardinhas do São João e demais santos populares numa salada. Uma cama de alface temperada com um pouco de flor de sal e borrifada com uns salpicos de sumo de limão e azeite a fazer a base. Depois, tomate, cebola e pepino fatiados finos que marinaram um quarto de  hora em azeite, sumo de limão, sal e um ar de pimenta preta. Broa em fatias finas e salteadas em azeite e as sardinhas, de lata, a que retirei a espinha e a pele. Para finalizar, umas azeitonas pretas. 


E este prato alegre foi acompanhado com um dos meus vinhos brancos preferidos. Quinta de Foz de Arouce e de 2005. Feito de Cerceal e com estágio em madeira, ao fim de mais de quatro anos em garrafa perdeu um pouco da frescura inicial mas ganhou em termos de complexidade. Está mais maduro, a pedir temperaturas mais baixas e um bom peixe no forno. Grandioso!

2 comentários:

  1. Bela salada que a mim me evoca, mais que santos populares de que não sou grande fã, esses começos de noite que se seguem a dias quentes e em que uma salada feita-do-que-há dá alibi para um vinho e uma horas calmas, já noite adentro.

    ResponderEliminar
  2. 3 belas saladeiras resultaram desta trilogia!
    Bem fresquinha e leve a tua... gostei do pormenor de tirares a pele e a espinha às sardinhas.
    Bom jogo de cores e sabores!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar