quarta-feira, 3 de junho de 2009

Polvo com Molho Verde - Palhada - 1 Rosé

Com este calor ou tosta ou o que seja que tem estado, a vontade é mesmo de comer e beber coisas frescas.
E para fresco, que tal um polvo com molho verde? Coze-se o polvo (não o deixo cozer muito, apenas até ficar macio e trincável), corta-se em pedaços pequenos e verte-se numa saladeira, com cebola picada e muita salsa. Para aromatizar, gosto de azeite aquecido numa frigideira com dentes de alho esmagados (apenas o tempo do azeite ganhar o sabor do alho, sem que este queime) e não deito vinagre nenhum.

(Já agora, deixo aqui um alerta para o azeite aromatizado com alho... Tenho visto muita patetice e embandeiramento em arco por essa blogosfera fora. Leiam isto, por favor).



Claro que o meu acompanhamento natural para este polvo é pão, ou broa de milho (há quem goste de batatas cozidas, o que também me parece bem), mas aqui, quis experimentar uma "palhada by me"... A palhada anda por aí e consiste numa mistura de salada de alface com puré de batata (aqui, a da Isabel). Fui misturando puré de batata (frio) com a salada de polvo... Uma delícia!



Para acompanhar um "Vale do Rico Homem" rosé 2008; feito em exclusivo para o grupo Jerónimo Martins na Adega do Monte dos Perdigões por Pedro Baptista e com oito castas (Trincadeira, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet, Syrah, Tinta Caiada, Touriga Nacional, Aragonez e Petit Verdot). Quando vi oito castas (8?) pensei que tinham feito o vinho com as sobras, mas não, o vinho é muito interessante, com pouco "rebuçado", muito guloso, muito fresco... para o preço (€ 3,49 no pingo doce) é bem interessante. (Nota Pessoal: 15,5).