sexta-feira, 29 de maio de 2009

Atum para Sauvignon Blanc - Azeite e Lavradores de Feitoria

O Atum é um dos meus peixes preferidos; tenho pena que o "receituário" tradicional Tuga seja algo limitado... em bifes, de cebolada ou tomatada, salpresado, pouco mais.

Este bife foi preparado a pensar num vinho que já provei algumas vezes (em edições anteriores), o Lavradores de Feitoria Sauvignon Blanc 2007. Sempre se mostrou muito bem ao nariz, com os aromas vegetais da casta bem marcados, na boca a pedir sempre alguma "untuosidade" na comida. Resolvi saltear o bife em azeite e servir com batatas e feijão verde cozidos, regados com bom azeite de trás os montes.




A harmonização foi excelente, com o vinho a denotar o lado vegetal, o azeite e o atum a contrabalaçarem e a permitir maior brilho ao vinho. Este 2007 parece estar ainda mais bem conseguido que as colheitas anteriores. Nota pessoal: 16,5.



mais sobre o vinho no blogue do  frexou...

9 comentários:

  1. Muito bom esse prato, principalmente esse vinho. Já provei e digo-te que é muita bom...Ainda tenho que colocar no blog...

    Olha, vi que gostas do Atum em espécie de "bife"...experimenta salmão em "bife", sem espinhas nem nada, é só marfar...

    Abraços dos manos Carvalho

    ResponderEliminar
  2. manos Carvalho

    se calhar fui um pouco somítico na nota, mas pronto... fico a aguardar a vossa postagem.

    quanto ao salmão, não gosto muito do peixe (vem todo do aviário, eh eh), mas um dia destes ensaio-me a frigir um lombo do dito.

    um abraço

    ResponderEliminar
  3. do aviário??? Cá nós produzimo-los aqui no nosso aquário...ehehehehe

    podes perfeitamente acompanhar esse dito Salmão com arroz branco ou batata assada. Quando o fizemos acompanhámos com batata frita (ficou brutal!), é uma questão de experimentares.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Já podes desamuar, eh eh eh...

    ResponderEliminar
  5. Atendendo à legião de fãs, parece-me uma boa decisão o blog ficar aberto a comentários...

    ResponderEliminar
  6. gus, o que é uma legião de fãs?
    eh eh eh; fora de tanga, também me parece bem.

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Cupido:

    enviaram.me as fotos que fala por email, eu garanto.lhe que nem sei de que site são.
    se entretanto o prejudiquei de algum modo, aceite desde já as minhas desculpas, e se achar que as devo tirar avise.me que isso será feito de imediato.

    cumprimentos

    Ricardo Campos

    ResponderEliminar
  8. Ricardo

    Claro que não me prejudicou de modo nenhum. As fotos foram tiradas por mim e publicadas neste blog. Se as recebeu por email, não podia saber.

    um abraço

    ResponderEliminar